Auditoria

TCE-PB emite alerta a prefeitura por alta taxa de letalidade de covid-19 e gastos acima de 70% com servidores temporários

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) emitiu um alerta nessa terça para a prefeitura municipal de Mataraca centrado em dois assuntos principais: como o município vem lidando no combate ao covid-19 e o elevado gasto na folha salarial com servidores temporários. O alerta está presente na edição desta sexta-feira (2) do Diário Oficial Eletrônico do órgão.

Segundo o comunicado foi constatado que a cidade tem um elevado número de casos de covid-19 em relação à população do município. No último boletim informativo divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nessa quinta-feira (1º), Mataraca registrou 217 casos da doença, além de sete óbitos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada do município é de 8.539 pessoas.

Não só em número de casos, o TCE também alertou para a taxa de letalidade da doença acima da média estadual. Enquanto na Paraíba a taxa de letalidade é de 2,3%, em Mataraca essa taxa atualmente é de 3,3%. Não só isso, o órgão também percebeu que o município não tem aplicado os recursos que tem recebido do Governo Federal.

Por último, o alerta ainda atentou para o fato de que 72% da folha de pessoal do mês de agosto de 2020 do município foi paga a servidores temporários

O alerta foi emitido diretamente para o prefeito do município, e teve como relator o conselheiro Fernando Rodrigues Catão.

O alerta está disponível a partir da página 14 do Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira. Confira abaixo:

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba