2013

TCE-PB aprova contas da Prefeitura de João Pessoa por unanimidade

Ações e serviços públicos na área de saúde alcançaram 16,64% do orçamento municipal

tce pbO Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) aprovou nesta quarta-feira (06), por unanimidade, e sem ressalvas, as contas da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) do exercício de 2013. Muitos dos pontos destacados no relatório de aprovação das contas demonstram que a PMJP tem realizado investimentos acima do que é exigido constitucionalmente em áreas essenciais como saúde e educação.

Em 2013, as ações e serviços públicos na área de saúde alcançaram 16,64% do orçamento municipal. A exigência constitucional é de 15%. No ano passado, o investimento chegou a 23%. Já a aplicação de recursos na área da educação foi da ordem de 27,65%, índice superior aos 25% previstos constitucionalmente.

Ainda na área da educação, dos recursos destinados pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), 72,77% do total foram investidos em políticas de valorização aos profissionais municipais do magistério, quando o limite mínimo é 60%.

A relação transparente com o Poder Legislativo e a responsabilidade nos gastos com pessoal também se destacaram nas contas aprovadas pelo TCE-PB. Os gastos com a folha de pessoal do poder executivo corresponderam a 43,81% da Receita Corrente Líquida (RCL), obedecendo à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Os recursos do duodécimo repassado para a Câmara Municipal de João Pessoa (PMJP) também ficaram dentro dos limites constitucionais.

O Tribunal de Contas da Paraíba enfatizou ainda ter verificado que João Pessoa possui e faz uso de todos os instrumentos de transparência de gestão fiscal, além de valorizar o efetivo controle social, com o desenvolvimento de diversos conselhos, como os Conselhos Municipais de Educação, de Saúde e de Transparência.

Na decisão, o TCE-PB destaca ainda não ter encontrado qualquer ato que causou prejuízo ao erário público. A exposição das contas da PMJP foi feita pelo procurador-geral do município, Adelmar Régis.

Fonte: Secom-JP