Eleições 2022

SUCESSO NAS REDES! Saiba quem são os políticos paraibanos com o maior número de seguidores no Instagram, Facebook, e Twitter

Não é surpresa ou novidade para ninguém que as redes sociais têm forte influência nas nossas vidas cada vez mais, através de diversas ferramentas e plataformas que estão presentes em nosso cotidiano. Essa realidade não seria diferente no mundo político. É impossível ignorar as redes sociais em uma estratégia de marketing digital para políticos. Essas plataformas permitem uma interação rápida e eficiente entre o candidato e seus potenciais eleitores. Além disso, trata-se de um excelente canal para receber feedbacks, analisar adversários, fortalecer sua imagem e aumentar sua presença digital.

Não é surpresa ou novidade para ninguém que as redes sociais têm forte influência nas nossas vidas cada vez mais, através de diversas ferramentas e plataformas que estão presentes em nosso cotidiano. Essa realidade não seria diferente no mundo político.

É impossível ignorar as redes sociais em uma estratégia de marketing digital para políticos. Essas plataformas permitem uma interação rápida e eficiente entre o candidato e seus potenciais eleitores. Além disso, trata-se de um excelente canal para receber feedbacks, analisar adversários, fortalecer sua imagem e aumentar sua presença digital.

Nessa matéria nós vamos elencar os políticos paraibanos com o maior número de seguidores nas principais plataformas, e se esse seguidores se transformam em votos nas eleições.

Enquanto que o Facebook, e o Twitter são usados principalmente para postar e compartilhar informações. O Instagram é utilizado para divulgar imagens e vídeos de viagens das campanhas políticas. O engajamento do Instagram é primordial na estratégia dos políticos atualmente, lives, reels e um feed atualizado, são essenciais na propaganda para um político ter sucesso nas eleições de 2022.

TOP 15

Senador Veneziano Vital do Rego – 61 mil seguidores 

Veneziano foi vereador e prefeito de Campina Grande por dois mandatos consecutivos, deputado federal pela Paraíba e foi eleito Senador em 2018, com 24,63% dos votos válidos.

Candidato ao Governo do Estado em uma aliança poderosa com o PT, o emedebista é bastante atuante nas redes sociais, se destacando principalmente no Twitter.

Senadora Daniella Ribeiro – 71 mil seguidores

Daniella foi vereadora de Campina Grande e subsecretária de Cultura do Estado da Paraíba. Em 2010, foi eleita deputada estadual, sendo reeleita nas eleições de 2014 com 46.938 votos, a segunda mais votada de todo o pleito. Nas eleições de 2018, foi eleita senadora pela Paraíba, sendo a primeira mulher a representar o estado no Senado Federal.

Ricardo Coutinho – 77 mil seguidores

Foi vereador de João Pessoa (1993-1999), deputado estadual (1999-2004) e prefeito da capital paraibana por duas vezes, sendo eleito pela 1ª vez em 2004 e reeleito em 2008. Renunciou à prefeitura de João Pessoa em 31 de março de 2010, durante o período de seu segundo mandato, para disputar o governo do Estado da Paraíba, sendo eleito em segundo turno para o cargo de Governador com 1.079.164 votos (53,70% dos votos válidos). Em 2014, é reeleito Governador da Paraíba com a votação de 1.125.956 votos (52,61% dos votos válidos).

Um dos principais nomes paraibanos nas redes sociais, o ex-Governador é fortíssimo no Twitter e no Facebook.

Luciano Cartaxo – 84 mil seguidores

O ex-Prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, já foi eleito deputado estadual, vice-governador e vereador por 4 mandatos. Cartaxo saiu do PT em 2015, e após passar por PSD e PV, volta a sua velha casa, com intenções de formar um PT cada vez mais forte.

Luciano decidiu disputar uma vaga na Assembleia em 2022 e é um dos grandes favoritos nesta eleição.

Cícero Lucena – 85 mil seguidores

Cícero iniciou sua vida política em 1990, quando foi eleito vice-governador da Paraíba, assumindo o cargo de governador por nove meses, em 1994, quando o então governador Ronaldo Cunha Lima renunciou para concorrer ao Senado Federal nas eleições daquele ano. Em 1996, foi eleito prefeito de João Pessoa, sendo reeleito em 2000. Foi também senador entre 2007 e 2015.

Em 1º de janeiro de 2021, Cícero Lucena iniciou o seu terceiro mandato como prefeito da capital.

Pedro Cunha Lima – 91 mil seguidores

Pedro foi o candidato a deputado federal mais votado do estado, na sua primeira disputa em 2014, sendo eleito com 179 886 votos. Em 2018 foi reeleito deputado federal, com 76 754 votos.

Nessas eleições, Pedro Cunha Lima é candidato ao Governo, e é um dos políticos mais atuantes do estado nas redes sociais.

Cássio Cunha Lima – 106 mil seguidores

Cássio foi prefeito de Campina Grande por três mandatos, deputado federal por dois mandatos, governador da Paraíba por duas vezes e senador pela Paraíba por dois mandatos.

Romero Rodrigues – 111 mil seguidores

O ex-prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues, deixou o PSD e se filou no PSC, e nessas eleições irá tentar voltar a Câmara Federal, cargo o qual ocupou em 2010 .

Bruno Cunha Lima – 126 mil seguidores

Prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima foi eleito deputado estadual pelo PSDB em 2014, obtendo 34.054 votos, Bruno foi candidato a deputado federal em 2018 pelo Solidariedade, alcançando a segunda suplência e em 2020 ganhou a disputa na Rainha da Borborema no primeiro turno.

Walber Virgolino – 130 mil seguidores

O Deputado Estadual, Walber Virgolino, vai disputar a reeleição para a Assembleia Legislativa, como um dos principais nomes da direita no estado. Walber é parte de uma grande aliança, que tentará eleger Nilvan Ferreira, Governador da Paraíba.

Governador João Azevêdo – 168 mil seguidores

Governador eleito em 2018 no primeiro turno, João Azevêdo é bastante atuante principalmente no Instagram, e é favorito a reeleição nas eleições de Outubro.

Julian Lemos – 199 mil seguidores

Coordenador da campanha de Bolsonaro no nordeste em 2018, Julian Lemos, se elegeu Deputado Federal com uma maciça votação dos apoiadores do Presidente.

Em 2022 o Deputado que é uma das principais lideranças do União Brasil no estado, postula a reeleição se desgarrando do eleitor bolsonarista, tentado atrair votos da direita mais moderada que não apoia a reeleição de Jair Bolsonaro.

Cabo Gilberto Silva – 250 mil seguidores

Um dos principais defensores do Presidente Bolsonaro na Paraíba, o Deputado Estadual Cabo Gilberto, tenta alçar voos mais altos e se eleger Deputado Federal, ao sair do PSL e ir para o PL, atual legenda de Bolsonaro.

O Deputado espera angariar muitos votos da direita que se identifica com Bolsonaro e Nilvan Ferreira.

Nilvan Ferreira – 421 mil seguidores

Nilvan é muito atuante no Instagram, o comunicador tem um grande número de seguidores que o acompanham desde a época da TV Arapuan.

O candidato de Bolsonaro ao Governo da Paraíba, é muito atuante nas redes sociais, se destacando principalmente no Instagram e no Facebook.

Emerson ” Mofi” Machado – 1 milhão de seguidores

Com uma das principais páginas do estado, Emerson Machado é bastante conhecido por seu conteúdo policial.

Candidato a Câmara Federal em 2018, Emerson teve uma votação expressiva em sua primeira eleição e tenta se eleger na Assembleia pautado pela popularidade e pelo extenso trabalho como repórter de rádio e TV na Paraíba.

A rede social mais popular do mundo apresenta alto número de pessoas conectadas, sendo uma das principais plataformas digitais para marcas, empresas, influenciadores e políticos.

A maior parte do público jovem migrou para outras redes sociais e já não utiliza com tanta frequência a plataforma e uma particularidade do Facebook é que quase metade dos usuários têm mais de 65 anos e isso pode ser uma arma para os políticos atraírem o eleitorado mais maduro e conservador .

TOP 15

Wilson Filho – 44 mil seguidores

Líder do governo João Azevêdo na Assembleia Legislativa, Wilson Filho é um dos favorito à reeleição, após dois mandatos na Câmara Federal, o filho de Wilson Santiago se elegeu Deputado Estadual em 2018 na época filiado ao PTB.

Wilson Filho decidiu sair do PTB e após ser cortejado por várias legendas , decidiu se juntar aos Republicanos, um dos principais partidos da base de João Azevêdo.

Efraim Filho – 56 mil seguidores

Um dos principais políticos do estado, o líder do União Brasil é forte postulante a única vaga do Senado em disputa e é bastante ataunte no Facebook.

Luiz Couto – 64 mil seguidores

Deputado Federal por 4 vezes, Luiz Couto, tenta voltar a Câmara Federal, após não ter disputado à reeleição em 2018.

Com uma votação expressiva na disputa pelo Senado em 2018, onde obteve quase 800 mil votos, Luiz é um nome praticamente certo na Câmara em 2023.

Luciano Cartaxo – 70 mil seguidores

Nilvan Ferreira – 78 mil seguidores

Senador Veneziano Vital do Rego – 80 mil seguidores

Governador João Azevêdo – 92 mil seguidores

Ruy Carneiro – 96 mil seguidores

Nome histórico do PSDB no estado, Ruy Carneiro saiu do partido no qual estava filiado desde 2001, e se filiou ao PSC.

Terceiro colocado na disputa pela Prefeitura de João Pessoa em 2020, Ruy aparece na nossa lista pela primeira vez, com um expressivo número de seguidores no Facebook.

Bruno Cunha Lima – 113 mil seguidores

Romero Rodrigues – 124 mil seguidores

Cabo Gilberto Silva – 137 mil seguidores

Ricardo Coutinho – 212 mil seguidores

Emerson ” Mofi” Machado – 251 mil seguidores

Cássio Cunha Lima – 300 mil seguidores

O Twitter já uma das redes sociais mais consolidadas no mundo. O Twitter para políticos tem sido muito utilizado por candidatos durante campanhas políticas, e até por presidentes se destacando o ex-Presidente Donald Trump e o Presidente Jair Bolsonaro.

A maioria dos políticos preferem o Twitter em virtude da velocidade de informação e compartilhamento de links. De forma instantânea o político pode escrever em sua linha do tempo e participar da troca de informações e de referências sobre determinado assunto.

TOP 15

Luiz Couto – 13 mil seguidores

Ruy Carneiro – 14 mil seguidores

Senadora Daniella Ribeiro – 15 mil seguidores

Governador João Azevêdo – 16 mil seguidores

Senador Veneziano Vital do Rego – 24 mil seguidores

Leila Fonseca – 25 mil seguidores

Romero Rodrigues – 26, 4 mil seguidores

Wilson Filho – 26, 7 mil seguidores

Luciano Cartaxo – 26, 8 mil seguidores

Efraim Filho – 28 mil seguidores

Nilvan Ferreira – 30 mil seguidores

Cícero Lucena – 32 mil seguidores

Cássio Cunha Lima – 183 mil seguidores

Ricardo Coutinho – 219 mil seguidores

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba