Disputa

SUCESSÃO NA UFPB: com quatro chapas definidas, reunião em 14 de março vai ordenar eleições da Reitoria; veja detalhes

Com publicação do edital para regras de chapas, candidatos relatam suas impressões.

Fotos: reprodução da internet
Fotos: reprodução da internet

O Conselho Superior da Universidade Federal da Paraíba (Consuni) irá se reunir no dia 14 de março para debater e estabelecer o cronograma e as normas para as eleições do próximo reitorado da instituição, que assumirá o cargo no final deste ano para um mandato de quatro anos. A definição do Conselho será o ponto de partida para todo o processo eleitoral na universidade, incluindo a definição das datas e regulamentos para a eleição. A escolha dos novos dirigentes da UFPB ocorre em três fases.

Sob a ótica do atual reitor da Universidade Federal da Paraíba, professor doutor Valdiney Gouveia, sua gestão, até o presente momento, teve como base as reformas do campus, retomando obras paradas, como as da Biblioteca Central, além de executar o reajuste das bolsas estudantis, todavia, afirma não se preocupar com seu futuro pós resultado das eleições para reitoria:

“O futuro? Deus sabe todas as coisas”

Regulamento do Processo Eleitoral 2024

Será realizado em 3 etapas, na primeira, votam docentes, estudantes da instituição, como também servidores administrativos. Concluída a votação, os três candidatos mais expressivos formam uma lista tríplice, onde a mesma será contemplada pelo “conselhão” da UFPB, formado por professores, estudantes, funcionários e representantes destes.

Durante o conselho, haverá uma nova votação, e a lista tríplice, é encaminhada ao Presidente da República por ordem de votação, na ocasião, Luís Inácio Lula da Silva é quem vai decidir, após análise dos nomes, qual será o novo reitor da UFPB.

Chapas anunciadas

A começar pelos nomes mais recentes, os professores doutores, João Euclides, do CCS, e Lucidio Cabral, do Centro de Informática formam, respectivamente, candidatos a reitor titular e vice, resultando em dois nomes de oposição ao atual reitor da UFPB.

Já Walmir Rufino, confirmou candidatura ao lado de José Roberto, do CCEN, criticando também, os potenciais adversários, como Terezinha Domiciano e Valdiney Gouveia, o que evidencia seu desprestígio com relação a ambos:

“Longe das articulações… estamos apresentando uma outra proposta de avanços”

Como ocorre a votação

A primeira etapa do processo de escolha do reitor da instituição é a realização de uma consulta pública à comunidade acadêmica, na qual os professores, estudantes e servidores técnico-administrativos exercem o seu direito de voto. Os três candidatos mais votados formam uma lista que será submetida à apreciação durante a reunião do “Conselhão”, composto pelo Consuni, Consepe (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) e Conselho Curador, todos com representantes eleitos das três categorias (professores, funcionários e estudantes). Após a eleição secreta, é formada a lista tríplice que será encaminhada para a escolha do presidente da República, responsável por decidir o novo reitor da instituição.

Tradicionalmente, o presidente da República sempre escolheu o candidato mais votado nas etapas anteriores, respeitando a vontade democrática da universidade. A exceção ocorreu na última eleição, quando o candidato menos votado foi escolhido para gerenciar a maior instituição de ensino da Paraíba.