Retrospectiva

SUCESSÃO MUNICIPAL: 'Polêmica' expõe cenários eleitorais em 35 cidades da Paraíba

Desde o mês de maio, o site publica a 'Sucessão Municipal', uma série de notícias que se tornou referência para outros sites e blogs do estado.

Ao longo do ano de 2019, a reportagem do Polêmica Paraíba acompanhou de perto as primeiras movimentações políticas para as eleições do próximo ano. Houve reportagens e análises sobre os cenários eleitorais em todas as regiões do Estado. Desde o mês de maio, o site publica a ‘Sucessão Municipal’, uma série de notícias que se tornou referência para outros sites e blogs do estado.

Foram 35 notícias especiais publicadas neste período. Nelas, a reportagem apontou as candidaturas em evidência, os nomes que começaram a construir um projeto para 2020 e, mais do que isso, os processos de rompimento que estavam se formatando e se concretizaram ao longo do ano, bem como a influência dos cenários nacional e estadual nos municípios paraibanos.

Os textos foram escritos, em sua maioria, pelo repórter Felipe Nunes, que acompanhou de perto o desenrolar dos acontecimentos nessas cidades. Segundo ele, as notícias publicadas semanalmente eram aguardadas com ansiedade por eleitores de todas as regiões do estado. O site recebeu inúmeras sugestões de pauta. “Chamou bastante atenção da reportagem o envolvimento do público com a notícia. Os internautas enviaram muitas mensagens comentando, elogiando, sugerindo outras reportagens e, mais do que isso, expondo deficiências nas administrações municipais. A Paraíba respira política e esta série alimentou este público sedento por informação. Acredito que cumprimentos o nosso papel ao informar o leitor sobre os nomes que desejam ser candidatos e governar as cidades”, disse.

Para o repórter, também ficou evidente como os acontecimentos da política nacional e local influenciam as pequenas cidades. “Para construir os textos, obviamente que nós ouvimos as fontes, tanto os gestores municipais quanto seus opositores. Com base na conversa com essas fontes, percebemos o quanto a crise no PSB e o fenômeno Bolsonaro guiaram com muita intensidade as articulações locais. Muitos prefeitos e candidatos de oposição esperam por movimentos de seus líderes maiores para movimentarem o tabuleiro em suas cidades”, lembrou.

Mesmo encerrando o ciclo da ‘sucessão municipal’ em 2019, o Polêmica vai acompanhar de perto o desenrolar dos acontecimentos nas cidades paraibanas, tanto no âmbito político quanto eleitoral. A partir de agora, a cobertura terá mais intensidade, já que a proximidade do calendário das eleições indica uma política ainda mais efervescente e frenética.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba