Política

Senado homenageia Epitácio Pessoa em sessão especial

Sessão no Senado celebra os 160 anos de nascimento do único paraibano a ocupar a Presidência da República.

Senado homenageia Epitácio Pessoa em sessão especial

O Senado Federal realiza nesta quinta-feira (22), às 10h, uma sessão especial em homenagem aos 160 anos do nascimento de Epitácio Pessoa. Ele foi o único paraibano a ocupar a Presidência do Brasil. A cerimônia ocorre no plenário da Casa e é aberta ao público.

A proposta da homenagem (RQS 23/2025) partiu do senador Efraim Filho (União-PB), com apoio de outros parlamentares. Para Efraim, Epitácio deixou um legado marcante no direito, na política e na história do país.

“Sua vida e obra refletem uma dedicação notável ao fortalecimento da posição do Brasil no cenário internacional”, afirmou o senador.

Epitácio Pessoa nasceu em 1865, na então vila de Umbuzeiro (PB), e teve uma carreira destacada. Formou-se em direito em 1886, trabalhou como promotor de Justiça, advogado e professor. Em seguida, atuou como deputado, ministro da Justiça e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Sua atuação internacional ganhou destaque em 1919, quando liderou a delegação brasileira na Conferência da Paz de Versalhes, ao fim da Primeira Guerra Mundial. No mesmo ano, se elegeu presidente da República.

Durante seu governo (1919–1922), enfrentou desafios econômicos e sociais, além de crises militares. Entre suas principais ações, estão obras de combate à seca no Nordeste e a organização das comemorações do centenário da Independência.

No Congresso, foi relator-geral do projeto do Código Civil de 1916, peça da legislação brasileira por décadas. Sua produção intelectual é extensa: publicou 25 volumes com discursos, pareceres jurídicos e documentos diplomáticos.

A sessão especial desta quinta busca valorizar a trajetória de um homem que saiu do interior da Paraíba para ocupar os mais altos cargos da República.