pandemia

Serra propõe projeto de decreto que suspende novo protocolo da cloroquina

O protocolo, divulgado ontem pelo Ministério da Saúde, sugere a combinação dos dois medicamentos com azitromicina e é uma orientação para a rede pública de saúde

O senador e ex-ministro da Saúde José Serra (PSDB-SP) apresentou hoje um projeto de decreto legislativo para suspender o novo protocolo para aplicação da cloroquina e hidroxicloroquina em pacientes em todos os casos, inclusive os com sintomas leves, para tratar a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O anúncio foi feito nas redes sociais.

“Apresentei um projeto de decreto legislativo para sustar o novo protocolo do Ministério da Saúde que recomenda uso precoce da cloroquina em pacientes com covid-19, enquanto não houver estudos científicos que comprovem sua eficácia. O presidente não deveria fazer uso político de algo tão sério”, escreveu Serra.

O protocolo, divulgado ontem pelo Ministério da Saúde, sugere a combinação dos dois medicamentos com azitromicina e é uma orientação para a rede pública de saúde.

O uso da cloroquina e da hidroxicloroquina é defendido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e foi o principal ponto de divergência com o ex-ministro da Saúde Nelson Teich, que deixou o cargo na última semana. O protocolo foi publicado no momento em que o ministério é comandado interinamente pelo general Eduardo Pazuello.

Enquanto isso, órgãos como a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Sociedade Brasileira de Infectologia (SIB), entre outros, não recomendam a utilização do medicamento para o tratamento de pacientes com a covid-19.

https://twitter.com/joseserra_/status/1263453648778153985

Fonte: UOL
Créditos: UOL