Conversas

Senadores de oito partidos falam em CPI e impeachment de Bolsonaro devido à covid-19 - VEJA PRINTS

Senadores de oito partidos, inclusive integrantes da base aliada, criticaram a postura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e defenderam a necessidade criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar e responsabilizar a atuação do presidente durante a pandemia. As informações são da revista Época, que conseguiu prints das conversas.

As mensagens foram trocadas neste sábado (27) no grupo de WhatsApp que reúne os 81 senadores. A primeira mensagem sobre o assunto foi dada pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Ele comentou sobre a visita do presidente ao Ceará na última sexta-feira (26), quando, em discurso, desafiou a orientação do governo estadual e orientou a população a não ficar em casa.

“Senadoras e senadores, o presidente Bolsonaro esteve no Ceará, ontem, sexta-feira, quando cometeu pelo menos dois crimes contra a saúde pública, ao promover aglomerações sem proteção e ao convocar a população a não ficar em casa, desafiando a orientação do governo do estado e ainda ameaçando o governo de não receber o auxílio emergencial. Desta maneira a instalação da CPI no Senado tornou-se inadiável. Não podemos ficar omissos diante dessas irresponsabilidades que colocam em risco a vida de todos brasileiros”, escreveu Tasso Jereissati.

Nas imagens é possível ver que senadores do PSD, MDB, PT, Cidadania, Rede, PROS, Podemos e Republicanos também concordam com a necessidade de responsabilizar Bolsonaro.

Otto Alencar (PSD-BA) disse que o presidente afronta os governadores que estão cuidando da saúde nos seus respectivos estados, e agregou que “cabe ao Senado, a Casa da federação, contestar essa ação equivocada do PR JB, que leva a quebra de protocolos e leva à expansão da doença no país”, disse.

Alessandro Vieira (Cidadania-SE) escreveu “concordo 100%” com a mensagem de Tasso; a senadora Zenaide Maria (PROS-RN) também escreveu que concorda; Eduardo Braga (MDB-AM) disse que “esse negacionismo já passou do limite. O Brasil já ultrapassou os 250 mil mortos e vamos ter lamentavelmente próximos dias graves em mortes e colapso da rede pública em vários estados”.

Nas imagens publicadas pela revista Época é possível ver também o relato do senador paraibano Veneziano Vital do Rego (MDB-PB). Ele disse: “Registrei imediatamente as inconsequentes posturas presidenciais, com o respeito cabível e exigível, ao fazer carreata no dia que se verificara o maior número de óbitos de nacionais”.

Veja as imagens abaixo e clique aqui para conferir a reportagem completa da revista Época.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba