Investigação

Senador Veneziano se diz favorável à instalação da CPI da Covid: "Os fatos existem"

Em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, concedida nesta terça-feira (13), o senador Veneziano Vital (MDB-PB) se declarou favorável à instalação da CPI da Covid para investigar ações e possíveis omissões na condução da pandemia da Covid-19 no Brasil. O senador também revelou que teme que a Comissão possa se transformar em um palco de debate político.

“Os fatos existem, determinados fatos para que as investigações possam ocorrer. Então eu sou favorável à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), desde que ela sirva efetiva e tão somente a estas investigações. O que a mim me parece não convencer é que este será a orientação a ela. Por quê? Porque a gente termina por observar algumas situações, outras estratégias, que possam levar a Comissão Parlamentar de Inquérito a nada”, disse Veneziano.

Veneziano, no entanto, se mostrou preocupado de como seria a condução de uma CPI de tamanha responsabilidade com os senadores trabalhado remotamente, devido a pandemia.

“A nossa preocupação, muito franca e sinceramente, é primeiro, como se dará a dinâmica com uma Comissão Parlamentar de Inquérito funcionando de maneira remota? Eu tenho minhas dúvidas. Não é qualquer comissão. É uma comissão que tem poderes para quebrar sigilos fiscal e bancários, de requerer documentos, que não são poucos, e isso tudo, com nós trabalhado virtualmente”.

Perguntado se Veneziano gostaria de assumir a presidência ou a relatoria da Comissão, o mesmo negou. O MDB articula para que a sigla indique um integrante para um dos dois postos.

“Eu não tenho a pretensão. Estou envolvido com outras obrigações no parlamento, na condição de vice-presidente. Se nós nos dispuséssemos a também assumir mais essa atribuição, eu estaria podendo incorrer no equívoco levando-me a não fazer da maneira como gosto de fazer, que é cumprir rigorosamente com qualidade tarefas que me são delegadas”, respondeu.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba