Projeto de Lei

Senador paraibano quer que vazamento de chorume de caminhões de lixo se torne crime ambiental

Senador paraibano quer que vazamento de chorume de caminhões de lixo se torne crime ambiental

cassio-cunha-lima

O Projeto de Lei do Senado 54/2016, apresentado pelo senador paraibano Cássio Cunha Lima (PSDB), prevê que o derramamento de chorume no solo ou em rios e mares pelos caminhões de lixo se tornar crime ambiental.

Na justificativa do projeto, o derramamento ou o vazamento de chorume por caminhões de lixo, contaminando solos e recursos hídricos, tem se tornado prática cada vez mais frequente em diversos municípios brasileiros.

Apesar de a Lei de Crimes Ambientais disciplinar de maneira genérica o crime de poluição, entendemos que essa conduta necessita de expressa previsão legal. Diante dos graves prejuízos que o derramamento de chorume por caminhões de lixo tem provocado no solo e nos recursos hídricos, nada mais necessário que acrescentar essa conduta no rol dos crimes de poluição”, explicou no projeto.

O PL lembra que o líquido resultante do processo de putrefação de matérias orgânicas, o chorume exige adequado acondicionamento e tratamento, antes de ser disposto no meio ambiente e, segundo o parlamentar, lamentavelmente, não é essa a prática que vemos diuturnamente na mídia e nos meios de comunicação.

Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição causada por um litro de chorume equivale a 100 litros de esgoto doméstico. Além disso, o resíduo impede o desenvolvimento da flora e da fauna no local em que ele está situado.

Tramitação longa

O projeto será analisado na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), onde está sendo relatado pelo senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO). Depois seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na qual receberá decisão terminativa.

Fonte: Com informações da Agência Senado