Anistia

Senado abre consulta pública sobre anistia

Proposta perdoa crimes de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático, mas mantém punições por vandalismo e associação criminosa.

Foto: Cristiano Mariz
Foto: Cristiano Mariz

O Senado Federal abriu uma consulta pública sobre o projeto de lei que propõe anistia parcial a envolvidos nas manifestações de 8 de janeiro de 2023, que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília. A proposta está disponível para votação na plataforma oficial do Senado, o e-Cidadania.

Esses crimes continuam sendo puníveis, pois, segundo a justificativa do projeto, há imagens e provas que permitem identificar claramente os responsáveis. aqueles que aparecem nas imagens, como não incitados por uma liderança.

Justificativa do projeto

O autor reconhece o caráter antidemocrático das manifestações, mas argumenta que a maioria dos manifestantes não teve intenção de cometer crimes graves e estava ali “apenas para protestar”.

Segundo Mourão, há dificuldade em individualizar a conduta de cada envolvido. Por isso, defende uma anistia restrita, apenas para os crimes em que não é possível comprovar claramente a intenção criminosa. Muitas sessões de julgamento são virtuais, o que comprometeria o direito à ampla defesa.

Foram 1.349.170 de votos apurados até às 12h58 destas quinta (18), com 724.878 votos discordando da proposta, aproximadamente 53,73%.