Redes Sociais

Sem saber, Luciano Cartaxo publica vídeo criticando própria gestão e apaga após perceber gafe - ASSISTA

O ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV) cometeu uma gafe nas redes sociais nessa terça-feira (23) e precisou apagar uma publicação que fez em seu perfil oficial. Na postagem, Luciano criticava, sem saber, a sua própria gestão à frente da Capital.

Cartaxo fez um vídeo criticando o fato de João Pessoa ter perdido 37 posições no Top 100 do Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado na terça-feira pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A Capital paraibana passou da posição 70, no ranking divulgado em 2020 mas tendo como referência 2019, para a posição 107 no ranking de 2021, tendo como referência 2020. Não só isso, João Pessoa perdeu o posto de capital mais bem avaliada do Nordeste, para Recife-PE.

“Isso demonstra claramente que nós estamos vivendo um retrocesso na cidade de João Pessoa. Esse estudo demonstra uma avaliação muito importante sobre a qualidade dos serviços públicos ofertados à população, bem como a qualidade dos investimentos realizados na cidade”, falou o ex-prefeito no vídeo, acreditando que estava se referindo à gestão Cícero Lucena (PP).

O que Cartaxo não sabia era que os dados do levantamento divulgado neste ano são referentes ao período pré-pandemia da Covid-19. A atual gestão municipal explicou que o ranking reflete dados de 2020 e até de 2019, quando Cartaxo ainda era prefeito da Capital. Após perceber a gafe, o ex-prefeito apagou a publicação.

“Uma ferramenta importante para a gestão pública, por permitir uma análise muito importante para o gestor municipal, com a análise de diversas dimensões, foi usada nesta terça-feira (23) para atribuir os números ao insucesso da atual gestão, inclusive em publicação em rede social do então prefeito que produziu tais números, onde a capital paraibana despenca mais de 30 posições na relação de 100 municípios pesquisados”, disse a gestão em nota.

Todos os municípios, 411 no total, foram avaliados a partir de 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos e três dimensões (instituições, sociedade e economia). Foram avaliados pilares como sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, meio ambiente, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento básico, entre outros.

Veja o vídeo publicado e posteriormente apagado por Luciano Cartaxo:

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba