Eleições

Conheça os 24 prefeitos que não conseguiram a vitória do seu candidato a governador no primeiro turno

O primeiro turno teve fim no último domingo (2), e a principal disputa na Paraíba, foi uma das mais acirradas dos últimos anos. Oito candidatos concorreram ao cargo de Governador, sendo que metade deles tiveram votações expressivas.

O primeiro turno teve fim no último domingo (2), e a principal disputa na Paraíba, foi uma das mais acirradas dos últimos anos. Oito candidatos concorreram ao cargo de Governador, sendo que metade deles tiveram votações expressivas.

O Polêmica Paraíba em um extenso trabalho de pesquisa e apuração, ouviu Prefeitos e Vice-Prefeitos das 223 Prefeituras da Paraíba, e trouxe com exclusividade duas pesquisa com os apoios dos chefes municipais na disputa ao Governo do Estado.

O primeiro levantamento foi apresentado ao público no dia 1 de Maio, englobando cinco candidatos, incluindo Lígia Feliciano que desistiu de disputar à eleição.

Nessa matéria nós iremos elencar os gestores que não conseguiram o apoio da população, ao conseguir emplacar uma vitória dos seus candidatos ao Governo, em primeiro turno.

24 dos 223 Prefeitos não tiveram o êxito desejado, no último domingo (2). Nós podemos destacar alguns dos gestores das maiores cidades do estado, a capital João Pessoa, Guarabira, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita.

Em Bayeux, João Pessoa, Santa Rita e Cabedelo, houve a vitória de Nilvan Ferreira, que sempre foi considerado uma força na região metropolitana da capital. As três primeiras cidades apoiavam João Azevêdo, que no caso de Santa Rita e Bayeux, foi o terceiro colocado, atrás de Pedro Cunha Lima nos dois municípios.

A pior votação no entanto foi de Veneziano em Cabedelo, o emedebista foi o quarto colocado na cidade, mostrando uma fraca adesão ao projeto de Vitor Hugo.

O Governador foi quem mais conseguiu angariar apoios em locais que não tinham o Prefeito ao seu lado, no total foram 14 municípios que preferiram acreditar no projeto de reeleição, se destacando onze cidades que estavam com Pedro, entre elas Guarabira, Pombal e Taperoá, e três de Veneziano, se destacando Areia e Mulungu.

Pedro e Veneziano conseguiram a vitória em três cidades cada. no caso do candidato do PSDB, podemos destacar Lucena e Mamanguape, já no lado do Senador, Massaranduba e Gurinhém preferiram o candidato apoiado por Lula no estado.

Tabela comparativa entre o apoio dos Prefeitos e o vencedor em cada cidade:

 

CIDADE APOIO DO PREFEITO VENCEDOR
BOA VISTA Pedro Cunha Lima João Azevêdo
CACHOEIRA DOS ÍNDIOS Pedro Cunha Lima João Azevêdo
CONCEIÇÃO Pedro Cunha Lima João Azevêdo
CUITEGI Pedro Cunha Lima João Azevêdo
FAGUNDES Pedro Cunha Lima João Azevêdo
GUARABIRA Pedro Cunha Lima João Azevêdo
NOVA OLINDA Pedro Cunha Lima João Azevêdo
PIRPIRITUBA Pedro Cunha Lima João Azevêdo
POMBAL Pedro Cunha Lima João Azevêdo
REMÍGIO Pedro Cunha Lima João Azevêdo
TAPEROÁ Pedro Cunha Lima João Azevêdo
AREIA Veneziano Vital João Azevêdo
ITATUBA Veneziano Vital João Azevêdo
MULUNGU Veneziano Vital João Azevêdo
BAYEUX  João Azevêdo Nilvan Ferreira
JOÃO PESSOA João Azevêdo Nilvan Ferreira
SANTA RITA João Azevêdo Nilvan Ferreira
CABEDELO Veneziano Vital Nilvan Ferreira
MAMANGUAPE João Azevêdo Pedro Cunha Lima
SANTA TERESINHA João Azevêdo Pedro Cunha Lima
LUCENA Veneziano Vital Pedro Cunha Lima
CARAÚBAS João Azevêdo Veneziano Vital
GURINHÉM João Azevêdo Veneziano Vital
MASSARANDUBA Pedro Cunha Lima Veneziano Vital

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba