Polêmica

Secretário estadual de Educação critica projeto aprovado que regulamenta educação domiciliar no Brasil: "Retrocesso"

O secretário estadual de Educação da Paraíba, Cláudio Furtado, criticou a aprovação do texto base do Projeto de Lei de nº 3.179/12, que regulamenta a prática da educação domiciliar (homeschooling) no Brasil. Em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, Cláudio classificou a prática como um “retrocesso” na educação do Brasil.

“Acho que é um retrocesso pelo histórico do Brasil na questão da educação. Você vê países onde tem o ensino domiciliar, como o Estados Unidos, mas isso vem de uma cultura muito antiga, onde você tem maneiras de aferição”, justificou.

Segundo o secretário, a adoção do sistema causaria uma sobrecarga no sistema de ensino nacional, já que, na sua visão, não possui estrutura para comportar essa nova modalidade de ensino.

Nessa quarta-feira (18), a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do Projeto de Lei que regulamenta a prática da educação domiciliar no Brasil, prevendo a obrigação do poder público de zelar pelo adequado desenvolvimento da aprendizagem do estudante. Foram 264 votos favoráveis, 144 contrários e duas abstenções.

Segundo o texto, o aluno deverá estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino, que deverá acompanhar a evolução de aprendizado do estudante. Ainda, pelo menos um dos pais ou responsáveis deverá ter escolaridade de nível superior ou educação profissional tecnológica em curso reconhecido.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba