Eleições

Secretário da saúde revela dados de cirurgias na Paraíba e se coloca à disposição para disputar prefeitura de CG: "Se o governador entender que eu deva participar"

Em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, nesta sexta-feira (15), o secretário estadual de Saúde, Johnny Bezerra, trouxe números importantes acerca de cirurgias de transfusão de órgãos na Paraíba e falou suas pretensões nas eleições de 2024.

Segundo ele, a Paraíba se tornou referência nacional nas cirurgias de transplantes e eletivas, citando os programas Coração Paraibano e Opera Paraíba. Johnny revelou que o estado já fez seis cirurgias de transplante de coração apenas em 2023, sendo cinco delas no Hospital Metropolitano em Santa Rita.

Além disso, já foram realizados 125 transplantes de córnea, 23 de rins, 17 de fígado e 4 de medula, totalizando 175 transplantes neste ano.

“A Paraíba antes do governo João Azevêdo não tinha uma política de transplantes. A Paraíba era o último lugar do ranking nacional de doações de órgãos e tecidos”, falou.

O médico também disse que existem atualmente 5 paraibanos aguardando na fila de transplante de coração, 16 pelo transplante de fígado e 165 pelo transplante renal. A lista, conforme ele explicou, é nacional, sendo regulada pelo Ministério da Saúde.

Política

Questionado acerca das eleições de 2024, Johnny, que é pré-candidato a prefeito de Campina Grande pelo PSB, disse que se o governador João Azevêdo (PSB) entender que ele é um candidato forte do grupo para disputar o cargo, estará a disposição para fazê-lo, mas que sua prioridade é estar à frente da Saúde estadual.

“A minha prioridade é estar à frente da gestão da Saúde ajudando o governador João Azevêdo, mas se o governador entender que nesse momento eu deva participar e contribuir com a discussão política em Campina Grande, estarei à disposição do meu partido”, falou.

Johnny disse também que a oposição está unida na cidade, sendo composta pelos oito partidos que compõem o Fórum Pró-Campina (PT, PV, PCdoB, Rede, PSOL, PSB, PDT e PMN), além de PP, PSD e Republicanos, siglas que apoiaram João Azevêdo nas eleições de 2022.

Por último, o pré-candidato disse que o grupo de oposição não espera por qualquer decisão do ex-prefeito da cidade, o deputado federal Romero Rodrigues (PSD), mas abriu as portas do grupo caso Romero rompa com Bruno Cunha Lima (PSD) e opte por disputar o cargo.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba