Se Ricardo não conseguir avançar brevemente, Adriano pode ser único candidato à presidência da AL - Walter Santos

Em síntese, se Ricardo não conseguir avançar brevemente, embora ele seja ardiloso e competente, ninguém considere impossível ver Adriano em condição de chapa única.

Novos Rounds na Sucessão da Assembléia

Nos bastidores, reuniões protejam desfecho

Para início de conversa, se faz imprescindível admitir e projetar que, na atual conjuntura sucessória na Assembléia Legislativa só existem de fato duas opções: a tentativa de reeleição do atual presidente Ricardo Marcelo e a ascendente posição do deputado estadual Adriano Galdino.

Não há, nem haverá, nenhuma outra hipótese – podem anotar.

No caso do presidente Ricardo Marcelo, ele tem tentado de todas as formas reagrupar o mesmo volume de votos que teve ao longo dos últimos quatro anos, entretanto, tem enfrentado resistência dentro de seu próprio esquema e partido (PEN).

Objetivemos: diferentemente de outras fases e eleições passadas, figuras emblemáticas como o deputado estadual Edmilson Soares já não constam mais na lista de apoios do presidente, assim como outro a exemplo do deputado Branco Mendes. Os dois, aliás, são apoios e participantes da costura que resultou na candidatura de Adriano Galdino.

A propósito de Galdino, além de estar sabendo se relacionar na composição política interna, ele tem construído conceitos e posicionamento sobre a gestão e o papel da Assembléia Legislativa em nível tal que tem surpreendido os principais atores da disputa.

E é, também, trabalhador. Acorda cedo e dorme tarde para fazer entendimentos como aconteceram nos últimos dias.

Em síntese, se Ricardo não conseguir avançar brevemente, embora ele seja ardiloso e competente, ninguém considere impossível ver Adriano em condição de chapa única.

O PAPEL DO GOVERNADOR

Neste processo da Assembléia, também é recomendável acompanhar os movimentos do governador Ricardo Coutinho, que tem papel especial no reforço que seu candidato, Adriano, possa precisar e vai precisar.

Por todos os fatores e circunstâncias, seu poder de fogo é componente fundamental e definidor.

CASSIO NA PARADA

O senador e lider Tucano já está na parada pressionando pro-Ricardo Marcelo, mesmo assim não tem conseguido reverter votos antes fechados com o atual presidente.

Será dificil reverter mesmo.

MARANHÃO NO PEDAÇO

É preciso ainda acompanhar os passos do senador eleito José Maranhão, pois possa ser que sua participação interfira no processo, no caso em favor de Galdino.

ÚLTIMA

“Esse jogo não vai ser um a um…”