eleições 2020

São José do Sabugi é a única cidade da Paraíba com apenas um candidato a prefeito

Em situações em que uma cidade tem apenas um candidato, ele precisa de 50% dos votos válidos mais um para ser considerado eleito.

A cidade de São José do Sabugi, no Sertão paraibano, só vai ter um candidato a prefeito nas eleições 2020, de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O atual prefeito, Segundo Domiciano (Democratas), vai tentar a reeleição em uma chapa com o atual vice-prefeito, Tantico (Cidadania). Das 223 cidades da Paraíba, São José do Sabugi é a única com apenas um candidato.

Segundo a plataforma DivulgaCand, do TSE, foram feitas quatro convenções partidárias no município este ano. As convenções do PT e do PSDB optaram por não indicar nenhum nome para chapa majoritária. Já o Democratas e o Cidadania resolveram concorrer em coligação.

Em 2016, a chapa eleita concorreu apenas com outra chapa, encabeçada por Karine Cabrall (PSD). O G1 entrou em contato Romero Rodrigues, presidente do diretório estadual do PSD, que é oposição na cidade. Ele informou que a sigla pretendia lançar candidatura este ano, e que vai se informar com o diretório municipal do PSD para saber o que aconteceu.

Em situações em que uma cidade tem apenas um candidato, ele precisa de 50% dos votos válidos mais um para ser considerado eleito. Como os votos brancos e nulos não contam como voto válido, o candidato precisa apenas de um único voto, que pode ser o dele próprio, para assumir a gestão da cidade por mais quatro anos.

Conforme a Lei das Eleições, será considerado eleito prefeito a pessoa que obtiver a maioria dos votos, não sendo computados os em branco e os nulos. No caso de municípios com apenas um concorrente, basta que o próprio candidato obtenha um único voto válido para ser eleito. Na prática, Domiciano só precisa do próprio voto para ocupar a vaga de chefe do executivo municipal.

O primeiro turno das eleições será 15 de novembro e, nas cidades que precisarem, o segundo turno no dia 29 de novembro.

Fonte: G1
Créditos: G1