O deputado federal Ruy Carneiro questionou nesta quinta-feira (19), o desprestígio e a ausência de artistas paraibanos na programação carnavalesca divulgada pela Prefeitura de João Pessoa. Na ocasião, o parlamentar também criticou o pagamento de aproximadamente R$ 1 milhão por parte da gestão municipal da capital para uma escola de samba de São Paulo.
Ruy ressaltou que é possível trazer grandes nomes do cenário nacional para engrandecer as prévias carnavalescas. Porém, isso pode ser feito com equilíbrio, sem deixar de prestigiar os artistas locais.
“É inadmissível ver que a programação divulgada pela Prefeitura de João Pessoa praticamente descartou os artistas da terra dos grandes blocos e eventos. Temos grandes nomes locais, mas eles acabaram sendo deixados de fora das principais prévias. As atrações nacionais ampliam a dimensão do evento, mas isso não é motivo para impedir que nossos artistas participem da festa. O que eu defendo é uma programação plural e democrática para atender a todos e enaltecer nossa cultura.”, argumentou.
O deputado destacou que a Prefeitura precisa fomentar a cultura local.
“Nossa cidade está aberta para todos. Inclusive, gostaria de parabenizar o DJ Alok pela iniciativa de doar o cachê para instituições filantrópicas da capital. O grande problema é a gestão municipal deixar de criar alternativas para fomentar a cultura regional. É preciso discutir formas de ampliar o investimento no desfile das nossas tradicionais escolas de samba, ala ursas e tribos indígenas. Inclusive, elas poderiam participar de exposições e eventos em outros períodos do ano.”, defendeu Ruy.
Ele ainda lembrou que a atual gestão destinou uma quantia milionária para uma escola de samba paulista.
“Se já não bastassem todos esses aspectos, recentemente a imprensa ainda descobriu que a gestão municipal pagou cerca de R$ 1 milhão de reais para uma escola de samba de São Paulo. Qual o critério para essa decisão? Como isso foi construído? É preciso transparência com o dinheiro público, principalmente quando não se consegue oferecer nem os serviços básicos para à população.”, finalizou.
A programação carnavalesca da capital vai acontecer de 09 a 20 de fevereiro. Entre as atrações anunciadas, apenas os nomes de Elba Ramalho e Mestre Fuba estão entre as apresentações dos grandes blocos e eventos.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba