Projetos

Ruy e Hugo Motta recebem 1,6 milhão de assinaturas em apoio a aprovação do projeto que estabelece fim de testes em animais

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Paraíba - A luta pelo fim dos testes em animais na produção de cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes no Brasil ganhou um importante reforço da sociedade brasileira. O deputado federal Ruy Carneiro, relator do Projeto de Lei 3062/2022, e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, receberam nesta quarta-feira (8) em Brasília, mais de 1,6 milhão de assinaturas em apoio a aprovação da matéria. 

A petição, organizada pela plataforma Change.org Brasil, foi entregue pela diretora executiva da organização, Mônica Souza, e contou com a presença da diretora de Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vanessa Negrini, e outros defensores da iniciativa.

Na oportunidade, Ruy reafirmou o compromisso com a causa e comemorou a força da mobilização social em torno do projeto. Segundo ele, a aprovação vai representar o fim de um ciclo de sofrimento e maus-tratos.

“Vamos libertar o Brasil desse equívoco e, acima de tudo, libertar os animais de um sofrimento que nunca mereceram. Essas assinaturas demonstram que o povo brasileiro quer mudar essa realidade. O relatório que apresento traz todos os detalhes necessários para alinhar o Brasil a práticas modernas e éticas, semelhantes às de dezenas de países que já proibiram esses testes. Estou confiante de que a Câmara dará esse passo importante”, afirmou.

O presidente Hugo Motta, também enalteceu a mobilização popular e destacou o trabalho de Ruy na tramitação da proposta. 

“Agradecer pela oportunidade de receber essas assinaturas, que demonstram a importância que o projeto tem a uma causa tão relevante. O deputado Ruy Carneiro, além de ser meu conterrâneo é uma pessoa que tem muita sensibilidade para o com o tema. Não tenho dúvidas que ele fará um grande trabalho através do seu relatório. Será um marco na Câmara dos Deputados e uma medida extremamente importante para evitar testes com nossos animais na produção de produtos cosméticos”, argumentou.

Durante o ato, a diretora executiva da Change.org no Brasil ressaltou o número expressivo de assinaturas, que reflete o desejo da sociedade brasileira pela mudança na legislação. 

“A gente está entregando hoje essas 1,68 milhão de assinaturas, que são de pessoas que estão na plataforma Change.org, querendo que acabem os testes em animais para Cosméticos. Esse tipo de teste já é proibido em mais de 40 países e em 13 estados brasileiros. Há mais de 10 anos, lutamos por uma lei nacional que proteja os animais, sem impedir o avanço da ciência, da pesquisa e da inovação”, enfatizou Mônica Souza. 

Vanessa Negrini reforçou a necessidade urgente de virar essa página. “O que vimos aqui é o retrato de uma sociedade que não aceita mais crueldade em nome da beleza. O Brasil precisa acompanhar essa transformação e o projeto relatado pelo deputado Ruy Carneiro é um passo essencial nesse caminho”, destacou a representante do Ministério do Meio Ambiente.

Também estiveram presentes os representantes da Humane World for Animals, Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Proteção Animal Mundial, Alianima e Mercy for Animals. Essa semana, a mobilização também ganhou força com o apoio de artistas e ativistas, que têm utilizado suas redes sociais para incentivar a aprovação da matéria. Entre os apoiadores estão personalidades como Xuxa Meneghel e Maitê Proença, além de influenciadores e defensores da causa animal.

A votação deve acontecer durante a sessão plenária desta quarta-feira (9) e caso aprovada, a matéria já deve seguir para a sanção presidencial.

Assessoria