Paraíba - O deputado federal Ruy Carneiro comemorou nesta quinta-feira (24), a nomeação de 250 médicos peritos federais, resultado de um concurso realizado após anos de pressão parlamentar. Segundo Ruy, a medida é essencial para reduzir o tempo de espera nas perícias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
“Esse é mais um importante passo para diminuir as longas filas do INSS. Desde governos passados tenho apresentado requerimentos e participado de audiências, sempre cobrando reforço imediato na estrutura de perícia. Não podemos admitir que segurados permaneçam aguardando meses por uma perícia ou a concessão de um benefício. Sabemos que essa não é uma solução definitiva, mas acredito que esses novos profissionais vão contribuir com a redução do tempo de espera” afirmou o deputado.
Na oportunidade, o parlamentar ressaltou que essa conquista faz parte de um trabalho que se estendeu por vários governos. Em maio de 2022, Ruy participou de uma audiência com o então ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, justamente para debater a crise instalada no INSS.
As ações foram intensificadas ao longo dos últimos anos e ganhou ainda mais força em março deste ano, depois que o deputado assumiu a presidência da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família na Câmara Federal. Além de reuniões individuais com os ministros que passaram pela pasta, o assunto também foi amplamente tratado durante audiências na comissão, tanto com ex-ministro Carlos Lupi, como com o atual gestor, Wolney Queiroz.
Apesar do avanço, Ruy deixou claro que a luta não termina aqui. “Nossa missão continua. Vou seguir acompanhando o desempenho desses peritos, articulando novos concursos e buscando mais recursos. A meta é que os beneficiários tenham acesso a um serviço rápido, eficiente e humano, com respeito aos direitos dos nossos aposentados e pensionistas”, concluiu
O reforço no quadro profissional de peritos médicos será distribuído estrategicamente por todo o país, com 159 vagas destinadas à Região Nordeste, incluindo seis profissionais para a Paraíba, que vão atender as agências de Cajazeiras, Monteiro e Patos. A expectativa é que, até 15 de agosto, todos estejam em exercício, após treinamento.
Assessoria