Exclusivo

RUMO A 2026: Segundo Domiciano celebra apoios em várias regiões do estado e destaca a pretensão de três a quatro eleitos em novo grupo de pré-candidatos

O Polêmica Paraíba apresenta nesta segunda (6), a terceira de uma série exclusiva de entrevistas com os pré-candidatos a Deputado Estadual

RUMO A 2026: Segundo Domiciano celebra apoios em várias regiões do estado e destaca a pretensão de três a quatro eleitos em novo grupo de pré-candidatos

O Polêmica Paraíba apresenta nesta segunda (6), a terceira de uma série exclusiva de entrevistas com os pré-candidatos a Deputado Estadual nas eleições de 2026.

O projeto tem como principal intuito trazer a visão dos nomes que vão se colocar como postulantes à uma das 36 vagas na Assembleia Legislativa

O nosso entrevistado de hoje é Segundo Domiciano.

O ex-Prefeito de São José do Sabugi entre 2017 e 2024 se coloca como um dos estreantes em disputas estaduais, com maior potencial de ser eleito.

A DECISÃO DE SAIR CANDIDATO

Polêmica Paraíba: Qual foi o principal fator que o levou a tomar a decisão de se candidatar? Acredita que a região do Vale do Sabugi necessita de mais representatividade?

Nós colocamos o nosso nome para uma pré-candidatura de deputado estadual, devido a todo um trabalho que nós realizamos em São José do Sabugi.

Tive a oportunidade de ter sido Vereador por dois mandatos, Presidente da Câmara por três mandatos, duas vezes Prefeito e esse trabalho começou a ter uma repercussão no Vale do Sabugi e começou a se expandir além do Sabugi.

Conseguimos adentrar a região das Espinharas, Cariri, Curimataú e isso é muito gratificante, principalmente ao sabermos que o trabalho que a gente fez na saúde, educação e geração de emprego e renda, tem sido copiado e comentado em outras regiões.

E todo esse reconhecimento credencia o nosso nome e tenho certeza que com essa experiência em Sabugi, a gente vai fazer muito mais na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba.

FUTURO POLÍTICO

PP: Pensando nas eleições de 2026, o Senhor vai se manter no União Brasil após essa federação com o PP? Ou essa é uma decisão que precisa ser mais trabalhada no seu grupo?

Eu faço parte de um grupo de pré-candidatos a Deputado Estadual. Esse grupo hoje, salvo engano, tem 14 pré-candidatos. E nós estamos decidindo tudo em conjunto.

Um critério que estabelecemos, é que nós estaremos em um partido que não tenha um deputado com mandato. 

Hoje eu estou filiado ao União Brasil, do senador Efraim Filho, mas o nosso grupo está buscando um partido, no qual possamos viabilizar um número de de três a quatro cadeiras na Assembleia Legislativa.

PP: O Senhor poderia falar um pouco mais sobre como esse grupo funciona e quais são os objetivos para 2026?

O nosso objetivo principal é trazer pré-candidatos que tenham o único objetivo de ter uma grande votação e com isso conseguirmos ter um grande número de vagas na Assembleia.

Nós já tivemos uma reunião com o Senador Efraim Filho, outra reunião com Romero Rodrigues e Leonardo Gadelha do Podemos e fomos muito bem recebidos.

Mas o que prezamos no grupo e que passamos aos representantes dos partidos, é o seguinte: que você possa ser candidato a deputado estadual, mas que você possa ficar livre para escolher o seu deputado federal, escolher seu senador e o seu candidato a governador.

Todos terão liberdade de escolha e poderão se candidatar sem nenhum tipo de amarra partidária.

O SEGREDO DAS VITÓRIAS E A FORÇA DO GRUPO

PP: O Senhor teve dois mandatos com uma aprovação alta e conseguiu eleger seu sucessor. Qual o segredo para esse rito de vitórias consecutivas? 

Toda essa sequência é fruto do trabalho e da confiança do povo. Porque quando a gestão não está boa, quando você tem uma gestão que não leva um serviço de qualidade para a população, a população naturalmente vai mudar.

Nós construímos creches em Sabugi que contam com ar-condicionado, playground, área de vivência e isso é melhora da qualidade de vida. 

Também tivemos a oportunidade de construir várias praças no nosso município, palco de eventos, praça da saúde, praça da criança.

E não podemos esquecer que recebemos em 2024, o prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora como o melhor projeto do estado da Paraíba na questão da geração de emprego e renda.

Todo esse trabalho que nós realizamos em Sabugi, junto a aprovação da população, mostra que o povo concorda e gosta da forma que nosso grupo trabalha.

APOIOS DE PREFEITOS

PP: Nós sabemos que para conseguir se eleger em uma disputa tão acirrada como a da Assembleia, é necessário o apoio de Prefeitos e de grupos de oposição em algumas cidades do estado. Quais são os apoios formalizados até o momento e quais seriam as cidades em que existe uma conversa para a parceria em 2026?

A nossa campanha hoje é muito bem organizada e muito bem consolidada na questão de apoios. Nós estamos presentes em vários municípios. 

Temos o apoio do Prefeito de São Mamede, Chaguinha Lopes, do Prefeito de São José do Sabugi, Emanuel Domiciano. 

Também temos apoios de oposições extremamente importantes, como a oposição de Santa Luzia, com o ex-Prefeito Ademir Morais, o grupo de vereadores e o grupo Morais como um todo e as oposições de Várzea, Maturéia e Santa Terezinha.

Mas hoje, graças a Deus, eu digo a você que nós temos apoio no Sabugi, nas Espinharas, na região de Piancó, Cariri, Curimataú, na Grande João Pessoa e estaremos anunciando mais outras parceiras no decorrer do ano. 

E todos esses apoios só fortalecem a nossa caminhada e a nossa pré-candidatura para que possamos chegar na Assembleia Legislativa.

DOBRADINHAS COM CANDIDATOS À FEDERAL

PP: Uma coisa muito corriqueira nas disputas estaduais, são as chamadas dobradinhas. O Senhor tem alguma dobradinha engatilhada com algum candidato à Federal? Como isso pode ajudar na sua campanha?

Hoje nós temos uma dobradinha bastante estabelecida com o Deputado George Morais em vários municípios.

Mas também temos dobradinhas engatilhadas com os Deputados Wilson Santiago, Romero Rodrigues e Ruy Carneiro. 

E essas parcerias com importantes Deputados, só mostra que nós estamos presentes em vários municípios e prontos para essa campanha.

A OPOSIÇÃO E A DISPUTA PELO GOVERNO

PP: Mesmo faltando quase dois anos para o pleito, só se fala sobre as alianças visando a eleição de 2026. Você, como alguém mais ligado à oposição, como enxerga as chances da oposição no próximo pleito e existe algum nome que seria o seu favorito na disputa ao Governo?

Eu vejo o nome de Efraim Filho como um dos dos melhores nomes para estar à frente da oposição disputando o Governo do Estado.

Efraim Filho disputou uma eleição para Senador em 2022, mostrando que quando se quer, se coloca a campanha na rua e dá certo.

Ele desafiou o Governo com a sua candidatura, se mostrando alguém de muita coragem. E a mesma coragem que eu vi no Efraim de 2022, eu estou vendo agora na construção para 2026.

A oposição tem dois Senadores, tem Pedro que foi candidato a Governador e conseguiu mais de 1 milhão de votos.

Então eu vejo que se tiver tudo organizado, que se a oposição partir unida, nós vamos fortes para essa eleição de 2026.

OBJETIVOS PARA O POSSÍVEL MANDATO

PP: Qual a principal luta e qual será a principal bandeira que o Senhor vai defender se eleito na Assembleia?

Nós temos quatro bandeiras principais. Primeiro a da saúde. Enquanto exerci o cargo de Prefeito e Vereador, enxerguei a dificuldade das pessoas em conseguir uma ressonância, a luta de pessoas que passam meses esperando por uma cirurgia.

Então, a saúde sempre foi uma causa que eu defendi, que sempre dei muita prioridade e que vai continuar se eu me tornar Deputado Estadual.

A nossa segunda bandeira, será na melhora do social. Muitas e muitas famílias hoje, não tem uma moradia, não têm muitas vezes o dinheiro para comprar uma feira, uma simples cesta básica.

A gente tem que ter um olhar muito cuidadoso para essas pessoas. As pessoas precisam desse tipo de cuidado e o social para mim é uma outra bandeira importante, assim como a geração de emprego e renda.

Falei anteriormente na entrevista, que nós fomos eleitos o melhor projeto do estado da Paraíba na geração de emprego e renda. Nós conseguimos atrair fábricas na produção de canudos e banho para o nosso município, gerando emprego, renda e desenvolvimento.

E são projetos como esse, que nós vamos pautar na Assembleia, para que o executivo possa executar. 

E por fim, eu não posso deixar de mencionar a causa animal.

Eu sou médico veterinário, tenho formação na Universidade Federal de Campina Grande, no campus de Patos, e vejo a causa animal como uma questão de saúde pública. 

E se Deus quiser, terei a oportunidade de estar defendendo essa e outras causas tão importantes na Assembleia Legislativa.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba