Exclusivo

RUMO A 2026: Lucas Caçula projeta votação histórica na Capital e afirma que será o primeiro Deputado eleito sem apoio de nenhum grupo político da Paraíba

O Polêmica Paraíba apresenta neste sábado (12), a décima de uma série exclusiva de entrevistas com os pré-candidatos a Deputado Estadual

RUMO A 2026: Lucas Caçula projeta votação histórica na Capital e afirma que será o primeiro Deputado eleito sem apoio de nenhum grupo político da Paraíba

O Polêmica Paraíba apresenta neste sábado (12), a décima de uma série exclusiva de entrevistas com os pré-candidatos a Deputado Estadual nas eleições de 2026.

O projeto tem como principal intuito trazer a visão dos nomes que vão se colocar como postulantes à uma das 36 vagas na Assembleia Legislativa

O nosso entrevistado de hoje é Lucas Caçula.

Segundo suplente de Vereador da Capital nas eleições de 2024, Lucas se coloca como um dos candidatos mais jovens a postular uma das 36 vagas da Assembleia nas próximas eleições.

A DECISÃO DE SAIR CANDIDATO

Polêmica Paraíba: Qual foi o principal fator que o levou a tomar a decisão de se candidatar?

Esse é um pedido das ruas, pois às pessoas cada vez mais têm pedido por políticos próximos as povo e nós não temos encontrado isso na Paraíba.

A rede social tem me ajudado bastante e as pessoas tem me falado que a política precisa de renovação, precisa sair das garras das oligarquias e do coronelismo que existe até hoje na Paraíba.

E o sentimento das pessoas é que se precisa de alguém que quebre barreiras, que venha de periferia, que seja uma pessoa comum e que realmente queira fazer diferença ao colocar o bem público acima de interesses pessoais e eu tenho sido esse cara.

AS REDES SOCIAIS

PP: Você é alguém muito conhecido nas redes sociais, o que vem alavancando seu nome na política paraibana. Como às redes sociais estão lhe ajudando a chegar num número maior de pessoas, visando 2026 ?

A rede social vem sendo a minha principal ferramenta, tanto Instagram, quanto o TikTok, me ajudam a quebrar o monopólio financeiro da política paraibana.

E não é só no sentido de crescimento político, que às redes me ajudam, pois quando eu vou fazer uma denúncia, onde eu sou oprimido, quando chamam uma viatura para mim, o que me salva são às redes sociais.

Quando eu pego o celular e começo a gravar, eu vejo que as pessoas vem que aquilo ali é a realidade, pois os mais fortes podem nos manipular, mas quando eu estou com o celular na mão, tudo aquilo tá sendo gravado e eu consigo expor aqueles que lutam contra o povo.

Eu vou chegar em todos os municípios da Paraíba, através das redes sociais, mostrando propostas, mostrando a diferença que faço na política e mostrando que é possível que alguém jovem e que não vem de família de renome, pode chegar na Assembleia através de um celular na mão.

FUTURO POLÍTICO

PP: Pensando nas eleições de 2026, o Senhor vai se manter no MDB? Ou essa é uma decisão que precisa ser mais trabalhada no seu grupo?

Eu permaneço no MDB porque foi o partido que me deu a oportunidade de sair candidato a Vereador e no qual estou aguardando a possibilidade de assumir por alguns meses, o mandato na Câmara. Então, a título de hoje eu permaneço no MDB.

A DISPUTA POR VOTOS NA CAPITAL

PP:  Vários representantes de João Pessoa e região devem sair candidatos para à Assembleia em 2026. Como se sobressair nos votos da Capital, que contém dezenas de nomes conhecidos de vários espectros políticos?

Eu não tenho medo de outros potenciais candidatos a Deputado Estadual que são de João Pessoa, porque os meus eleitores jamais votariam nesses políticos tradicionais.

O meu perfil de eleitor é um eleitor diferente, é alguém que não vende o seu voto sob qualquer hipótese, e que não vota por favores.

É um público que vota por acreditar em uma mudança radical no estado da Paraíba e que acredita que o seu voto é uma ferramenta de transformação e não um leilão e por conta disso, eu tenho plena confiança que a minha minha votação será uma das maiores da história da Capital, e que nós vamos surpreender muita gente por aí.

APOIOS

PP: Nós sabemos que para conseguir se eleger em uma disputa tão acirrada como a da Assembleia, muitas vezes é necessário o apoio de Prefeitos e de grupos de oposição em algumas cidades do estado. Como se eleger sem ter o apoio de nenhum grupo?

Caso a minha candidatura se concretize e eu realmente venha a ser eleito, eu seria o único Deputado Estadual eleito sem ter nenhum Prefeito, nenhum Vereador e nenhum apoio dentro de qualquer grupo político na Paraíba.

A minha política é aquela da identificação. Eu quero chegar no interior do estado fazendo justamente a antipolítica, quero chegar e dizer, por que você tem que votar em quem o Vereador, o Prefeito ou o ex-Prefeito manda?. Você pode votar em alguém diferente, em alguém que não precisa comprar seu voto, em alguém que prometa trabalho, que prometa bater de frente contra o sistema.

É chegar e colocar o dedo na ferida, pois nós sabemos como funciona. Existe um grupo do Prefeito, um grupo do candidato que perdeu e um grupo de algum ex-Prefeito com todos alimentando as suas bases com dinheiro e com empregos e eu vou me colocar como a quarta via, fazendo o contraponto e pegando as pessoas que estão cansadas dessa política do tomar lá da cá, para o nosso lado.

POSICIONAMENTO NA DISPUTA AO GOVERNO DO ESTADO

PP: Como o Lucas Caçula se coloca nessa disputa pelo Governo do Estado, monopolizada por nomes famosos da política paraibana?

Minha política hoje é extremamente combativa. Então, quando você vem para o município de João Pessoa, eu tenho crescido ao me colocar como um dos principais nomes da oposição ao Prefeito e como o Governo do Estado é aliado com o Prefeito de João Pessoa, meu pensamento não poderia ser diferente.

Acredito que obviamente, todos os Governos tem pontos positivos e negativos, mas acredito que tem muito a ser melhorado e a minha política é a da oposição responsável, onde eu vou apontar o problema, mas também mostrar a solução, sem me vender.

OBJETIVOS PARA O POSSÍVEL MANDATO

PP: Qual a principal luta e qual será a principal bandeira que o Senhor vai defender se eleito na Assembleia?

Minha principal bandeira hoje é a fiscalização. Nós já temos muitas leis e quando chega a campanha nós vemos vários candidatos prometendo coisas, Deputados Estaduais que criam milhares de leis, mas qual a real utilidade disso? Nós já temos muitas leis, mas elas não são cumpridas, então é fazer cumprir as leis.

Nós não temos Deputados que tenham coragem para entrar nos órgãos públicos e fiscalizar, então quero levar isso para o Estado e mostrar a realidade da situação da saúde e da educação por todo o estado.

E junto à bandeira da fiscalização, eu luto pela renovação política e o corte de privilégios, porque nós sabemos o tanto de privilégios que um Deputado tem hoje na Paraíba e o nosso intuito será ser a voz dessa mudança no estado.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba