
O projeto tem como principal intuito trazer a visão dos nomes que vão se colocar como postulantes à uma das 36 vagas na Assembleia Legislativa
O nosso entrevistado de hoje é o Doutor Jarques Lúcio (PSB).
O ex-Prefeito de São Bento entre 2017 e 2024 se coloca como um dos nomes com maior potencial de ser eleito, em seu primeiro pleito estadual.
A DECISÃO DE SAIR CANDIDATO
Polêmica Paraíba: O Senhor é apontado como um possível nome para a Assembleia, com grandes chances de ser eleito. Qual foi o principal fator que o levou a tomar a decisão de se candidatar?
Eu acredito na política como cidadão, não sou político profissional, eu tenho a minha profissão e a minha profissão é o meu sustento.
Eu nunca deixei minha profissão por nenhuma semana durante o mandato, porque eu não uso a política como meio de vida. As pessoas que são políticos profissionais, e que só pensam em eleições a cada dois anos, só querem os votos e a venda de uma ilusão para a população.
Esse modelo me dá nojo e esse é um modelo que a gente não pode mais aceitar. Nós estamos no século XXI, temos acesso a tudo e sabemos o que acontece. O que precisamos hoje é de mais transparência no meio político para que as coisas aconteçam de fato da melhor forma possível para a grande maioria das pessoas.
O que me faz pensar nessa possibilidade de sair candidato a Deputado, é de levar um modelo de gestão séria, comprometida, honesta, transparente e que faça a diferença na vida das pessoas.
Claro que tenho um foco na na minha região, principalmente no Médio Piranhas, que é onde eu eu cresci, vivi e onde eu tive a experiência administrativa de São Bento.
Mas com certeza, penso na Paraíba como um todo, pois o estado está crescendo e temos que manter essa evolução no intuito de melhorar à vida das pessoas.
FUTURO POLÍTICO
PP: Pensando nas eleições de 2026, o Senhor vai se manter no PSB ou essa é uma decisão que o Senhor ainda está pensando?
Acho que a agremiação partidária é extremamente importante. Sou filiado ao PSB há bastante tempo, só saí quando o governador foi para o Cidadania e eu fui para o Cidadania com ele.
E minhas raízes com o partido são muito antigas, pois fundei o PSB na cidade de São Bento lá atrás e me sinto em casa no partido.
E outra coisas que me faz gostar de onde estou, é acreditar nessa nessa política pública transformadora que é aplicada pelo PSB.
Já conversei com o Governador sobre 2026 e ele tá estruturando o partido, pensando no melhor para às chapas de Deputado Estadual e Deputado Federal.
O SEGREDO DAS VITÓRIAS E A FORÇA DO GRUPO
PP: O Senhor teve dois mandatos com uma aprovação alta e conseguiu eleger seu sucessor em uma disputa contra um grupo comandado por dois Deputados Estaduais. Qual o segredo para esse rito de vitórias consecutivas?
Eu acredito na verdadeira política, que existe para fazer o bem às pessoas de maneira geral e que tem de ser feita de forma desinteressada. Infelizmente, ainda existem alguns nichos na Paraíba e no Brasil, da política extremamente interessada, seja para negócio, seja para família, seja para algum setor específico.
Em São Bento nós vivenciamos um novo modelo de gestão. É uma cidade muito jovem, tá chegando a 66 anos, mas que sempre teve um um modelo arcaico de administração onde só se pensava no assistencialismo, sem jamais pensar no crescimento da cidade.
Esse novo modelo nós conseguimos imprimir, claro, com muita dificuldade pela resistência política e também pela resistência cultural, na qual os políticos deixavam os eleitores reféns deles mesmos para usar esses eleitores de uma maneira coronelista a cada 2 anos nas eleições.
E isso mudou, a população entende mais de política, participa mais, debate mais e a rede social ajudou a dar voz às pessoas, que agora tem a oportunidade de visualizas às experiências públicas com mais facilidade.
Eu acredito nessa política e foi o que a gente conseguiu fazer em São Bento, mesmo lutando contra modelos arcaicos e opressores, nós conseguimos realmente mudar a vida das pessoas.
E isso é a maneira que eu eu acredito acredito como pessoa, eu acredito na política, eu acredito no nosso estado, no nosso país, nós temos um potencial incrível para tudo.
APOIOS DE PREFEITOS
PP: Nós sabemos que para conseguir se eleger em uma disputa tão acirrada como a de Deputado Estadual, é necessário o apoio de Prefeitos e de grupos de oposições em algumas cidades do estado. Tirando o apoio em São Bento, o Senhor tem outros apoios formalizados no momento?
Nosso grupo faz parte de uma construção política muito séria de quase dez anos, incluindo os meus oito anos de mandato em São Bento, no qual a gente cresceu junto de muita gente na Paraíba.
A coisa foi crescendo em vários municípios ao redor de São Bento e hoje a gente conta com apoios tanto na situação como na oposição, chegando a um total de dez municípios que estão ao nosso lado nessa pré-campanha.
Eu vejo que esses amigos procuram um perfil novo, alguém que preze pela verdadeira política e eu confesso que não esperava que a recepção ao meu nome fosse tão boa.
Está sendo uma caminhada de construção de projetos, não apenas de um processo eleitoral, mas de construção de projetos para cidades e regiões, vendo os problemas, conversando com as pessoas e já buscando soluções.
E todos esses apoios que estamos recebendo, estão vindo de forma espontânea de pessoas que querem trabalhar e construir algo junto com a gente. Então, isso tem sido muito gostoso, muito enriquecedor e tem deixado a gente muito animado nessa pré-campanha.
DISPUTA CONTRA OS OUTROS DEPUTADOS DE SÃO BENTO
PP: Os outros Deputados da cidade irão em busca da reeleição. O Jarques acredita que a disputa interna com Galego e Márcio Roberto, pode de alguma forma impactar na sua votação?
Se você tem um mandato, você tá muito à frente na disputa, seja na Câmara Federal, seja na Assembleia ou em um mandato de Vereador.
Essa acaba sendo uma luta desigual, são 36 cadeiras da Assembleia e alguém vai ter que sair para você ocupar aquele lugar e quem tá lá tem dezenas de vantagens na frente de quem não está.
Esses deputados de São Bento, nunca representaram São Bento. Eles tem vários mandatos e quantos pronunciamentos tiveram na Assembleia? quantos projetos levaram de fato para o desenvolvimento de São Bento e da região? Não tem resposta, porque a resposta não existe, pois eles passaram décadas na Assembleia defendendo apenas o interesse deles mesmos.
Esse é um modelo de política arcaico e autodestrutivo e a nova política não aceita mais esse tipo de modelo. É um modelo que oprime as pessoas, mas que não dá mais certo, tanto que os dois grupos que se odiavam, se juntaram na eleição em São Bento e o eleitor não aceitou isso.
Nós aumentamos a maioria na Câmara e vencemos o pleito com dois candidatos, o candidato a prefeito e o candidato a vice, que nunca tinham participado de um processo eleitoral, enquanto os dois Deputados se juntaram e a nossa maioria aumentou. Isso mostra o quê? A clareza da população. O povo não é besta e tá cada vez mais decidido a fazer transformações pelo voto.
Se eles são candidatos ou não, isso não me preocupa. Eu vou continuar fazendo a boa política e eu não tenho nenhuma dúvida que o eleitor também vai fazer a escolha em 26 como fez em 24.
JOÃO NO SENADO E A DISPUTA AO GOVERNO
PP: Mesmo faltando quase dois anos para o pleito, só se fala sobre as alianças visando a eleição de 2026. Como alguém próximo a João Azevêdo, como você enxerga a possível ida dele ao Senado e dentre os pré-candidatos a Governador, o Jarques teria algum preferido?
Eu acho que o Governador João Azevedo, na minha concepção, é o melhor Governador da história da Paraíba e será muito bom para a Paraíba e para o Senado Federal ter João dentro dos seus quadros. Eu não tenho nenhuma dúvida disso.
Agora, sobre a decisão dele ser candidato ou não, eu não tenho como opinar porque é uma decisão que tem que ser de cunho familiar. Porque quando você se coloca para ser candidato, é uma decisão difícil, pois envolve todo o núcleo familiar.
Já sobre os nomes que são lembrados para o Governo na base de João, eu acho Deusdete um cara sensacional, que tem a experiência política e a experiência de gestão. Não tenho muito contato com Cícero Lucena, mas sim com o Vice-Prefeito da Capital que é do meu partido e que seria o Prefeito se Cícero for o candidato.
Adriano é alguém muito próximo, principalmente por conta da relação que tenho com o Deputado Federal Murilo Galdino, que teve a maior votação da história de São Bento em 2022 e não posso esquecer Hugo Motta, ao qual eu votei em 2018.
Todos são nomes extremamente qualificados e sei que quem for o escolhido pelo Governador, será alguém que vai continuar o trabalho de João.
OBJETIVOS PARA O POSSÍVEL MANDATO
PP: Qual a principal luta e qual será a principal bandeira que o Senhor vai defender se eleito na Assembleia?
A minha principal bandeira sempre será por uma questão de vida, na área de saúde. Sou formado há 20 anos, fruto da uma universidade pública e um verdadeiro militante da saúde, pois a saúde é a principal dor do dia a dia das pessoas mais carentes.
Mas lá em São Bento nós fizemos muitos avanços na educação, que tem de ser base para tudo sempre e eu acredito que nós podemos avançar muito mais pela potencialidade que nós temos.
Uma outra pauta que tenho estudado muito e que a gente fez em São Bento é a área da Governança Administrativa. Conseguimos avanços na controladoria, transparência, com o fim do papel para a incorporação da tecnologia, facilitando a gestão.
Então, a Governança é algo que será também, uma bandeira de trabalho importante.
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba