O projeto tem como principal intuito trazer a visão dos nomes que vão se colocar como postulantes à uma das 36 vagas na Assembleia Legislativa
O nosso entrevistado de hoje é Diego Tavares.
Primeiro Suplente de Senador e Secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Capital, Tavares se coloca como postulante a uma das vagas para a Assembleia, 20 anos após sua primeira eleição.
A DECISÃO DE SAIR CANDIDATO
Polêmica Paraíba: O Senhor é atualmente suplente de Senador, mas o que muitos podem não se lembrar é que você disputou uma das vagas para a Assembleia em 2006. O que o levou a tomar essa decisão de 20 anos após a sua primeira tentativa, disputar mais uma vez o cargo de Deputado Estadual?
Eu entendo que a política é um instrumento feito para melhorar a vida das pessoas. Eu sempre procurei fazer o bem, sempre gostei de participar da política.
Isso tá no sangue da minha família, vindo tanto do meu pai, que foi Vice-Prefeito de João Pessoa, na primeira gestão do prefeito Cícero Lucena, e do meu tio, que foi Deputado Estadual e Federal, sendo inclusive Deputado Constituinte.
Em 2006 disputei a minha primeira eleição, através de um chamamento partidário, ainda muito jovem, mas depois de 20 anos, eu amadureci muito e tenho muito mais experiência.
Fui Secretário do Estado no Governo de José Maranhão, já na Prefeitura da Capital, passei pela Secretaria da Assistência Social, Secretaria do Trabalho, na Previdência Municipal, Secretaria de Comunicação, Secretaria de Gestão Governamental, Chefe de Gabinete e atualmente Secretário de Direitos Humanos e Cidadania.
E através de uma conversa com Cícero e Aguinaldo após as eleições municipais, manifestei o desejo para que eu pudesse levar toda essa experiência adquirida nos últimos anos ao lado do executivo, para a Assembleia Legislativa.
A DISPUTA POR VOTOS NA CAPITAL
PP: Vários representantes de João Pessoa e região devem sair candidatos para à Assembleia em 2026. Como se sobressair nos votos da Capital, que contém dezenas de nomes conhecidos de vários espectros políticos?
Tem me surpreendido muito positivamente as grandes adesões e manifestações de carinho, de grandes lideranças da cidade de João Pessoa, como também da região metropolitana, porque João Pessoa é capital de todos os paraibanos e o que acontece aqui reflete em todo o estado da Paraíba.
Mas na hora certa, a gente irá apresentar todas essas lideranças, todos os nossos apoios, mas João Pessoa será a grande largada para esse projeto de 2026.
APOIOS DE PREFEITOS
PP: Nós sabemos que para conseguir se eleger em uma disputa tão acirrada como a da Assembleia, é necessário o apoio de Prefeitos e de grupos de oposição por todo o estado. Como vem sendo a movimentação do Senhor para conseguir esses apoios?
Venho recebido manifestações de apoio de muitos ex-prefeitos, de candidatos a prefeitos que acabaram não não logrando êxito, Vereadores e outras lideranças, que me deixam bastante otimista.
Agora é hora de prezar pela cautela, porque a gente não pode antecipar o processo eleitoral e no momento certo, iremos anunciar todas essas adesões.
FUTURO PARTIDÁRIO
PP: Pensando nas eleições de 2026, o Senhor vai se manter no PP após essa federação com o União Brasil? Ou essa é uma decisão que precisa ser mais trabalhada?
Penso em permanecer no PP, pois recebi o convite não só de permanecer, mas também a ratificação da nossa candidatura, vindo da direção nacional com o Presidente Ciro Nogueira, passando pela Senadora Daniella, os Deputados Aguinaldo e Mersinho, o Prefeito Cícero, e tenho certeza que teremos muito sucesso nas eleições de 2026.
A gente tá construindo a nominata dentro do Partido Progressistas e acredito que do jeito que está sendo pensado com alguns outros candidatos, o PP chega forte para a disputa de deputado estadual.
A preço de hoje penso que possamos eleger de sete a oito deputados estaduais, podendo até ampliar esse número.
ATUAÇÃO NA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
PP: Você vem fazendo um trabalho bastante elogiado na Secretaria Direitos Humanos e Cidadania da Capital. O Senhor acredita que esse período na Secretaria possa ajudar nessa candidatura?
Eu acredito que eleição, é a consequência de um trabalho. Então, primeiro a gente realiza um trabalho para que depois a população possa fazer uma análise do momento.
A minha vantagem perante a outros é a minha história de dedicação, de projetos executados para a causa das pessoas com deficiência, de sempre lutar pela assistência social, seja através da segurança alimentar, seja através da própria assistência como um todo e penso que no momento certo, a população irá fazer essa avaliação e a gente levará essa experiência para a Assembleia Legislativa.
POSICIONAMENTO NA DISPUTA AO GOVERNO DO ESTADO
PP: O Senhor é alguém muito próximo do Prefeito Cícero Lucena e da Senadora Daniella Ribeiro. Como o Diego Tavares se coloca nessa disputa pelo Governo do Estado, monopolizada por nomes do seu círculo de amizade?
Eu acredito muito na união e na força política do nosso grupo.
A união foi importante demais para a reeleição do Governador João Azevedo, e essa mesma união entre o PP e os partidos aliados, é o que tem contribuído para às ações que tem acontecido em todo o estado.
Se você olhar o histórico das eleições na Paraíba, nos anos e meses que antecedem o pleito, se lançam candidaturas, pois é natural que cada um queira o seu espaço, isso faz parte da política, mas eu tenho certeza que em 2026, todos vamos estar juntos, porque a gente não pode esquecer do foco que é o paraibano e esse que tem que ser o projeto maior do grupo.
OBJETIVOS PARA O POSSÍVEL MANDATO
PP: Qual a principal luta e qual será a principal bandeira que o Senhor vai defender se eleito na Assembleia?
Eu levo a experiência de uma vida inteira de sempre ajudar as pessoas com deficiência.
Foi assim quando inauguramos a Centro da Criança com Microcefalia de João Pessoa, será assim com um projeto que venho lutando a alguns anos e que se Deus quiser, será inaugurado em agosto, que é o CER IV, o centro especializado em reabilitação para os autistas.
Destaco também que quando assumi o mandato no Senado Federal, apresentei o projeto de lei que 10% do que fosse arrecadado com as multas de trânsito, seria destinado às pessoas com deficiência.
Eu também levo a experiência, de ter ajudado a gestão do Prefeito Cícero, nos projetos que o Prefeito conseguiu implementar na cidade de João Pessoa, citando o exemplo da causa animal, com a inauguração de hospitais e clínicas especializadas.
E isso não é uma promessa, pois apenas irei apresentar aquilo que já fiz, e o meu passado mostra o resultado do meu trabalho. Então é com esse sentimento, que eu chego motivado para que a gente possa, se Deus e o povo da Paraíba permitir, chegar na Assembleia Legislativa.
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba