O projeto tem como principal intuito trazer a visão dos nomes que vão se colocar como postulantes à uma das 36 vagas na Assembleia Legislativa
A nossa entrevistada de hoje é André Gadelha.
O ex- Deputado Estadual entre 2011 e 2013 e Prefeito de Sousa entre 2013 e 2017, espera retornar a Assembleia nas próximas eleições.
A DECISÃO DE SAIR CANDIDATO
Polêmica Paraíba: Qual foi o principal fator que o levou a tomar a decisão de se candidatar?
Serei candidato em 2026, porque acredito que o Alto Sertão precisa de uma representação na Assembleia.
A nossa região vive um momento diferenciado, o momento que sonhávamos há 50 anos, que era a chegada das águas do Rio São Francisco.
O nosso Sertão está sendo abençoado com as águas do São Francisco e uma obra como essa traz uma grande melhora econômica para a região e é muito importante que Sousa que está sem representante na Assembleia nas últimas três eleições, volte a ter um nome na Casa Epitácio Pessoa.
Se eu conseguir ser eleito será uma honra muito grande voltar à Casa, até porque fui vitorioso na eleição de 2010, obtendo 33.000 votos e em 2022 voltei a disputar a eleição para Deputado Estadual ficando na primeira suplência no MDB.
E nosso nome estará à disposição mais uma vez para representar o Alto Sertão, pois sou alguém que conhece e que ama essa terra.
FUTURO POLÍTICO
PP: Pensando nas eleições de 2026, o Senhor vai se manter no MDB? Ou essa é uma decisão que precisa ser mais trabalhada no seu grupo?
Nós estamos em um grupo ao lado de 13 ex-prefeitos e um ex-vereador, que está conversando com alguns partidos. Eu tenho uma simpatia muito grande pelo MDB, tenho quase 20 anos na legenda e sou eleitor número um do Senador Veneziano.
Eu penso em me manter no partido, até porque nós temos um compromisso de assumir o mandato de Deputado no próximo ano.
Posso tanto continuar fazendo parte do MDB, como também posso ir para outra legenda, mas quem tem prazo não tem pressa.
Nós temos até o mês de abril para tomar uma decisão, sou apaixonado pelo MDB, temos um compromisso com o partido, mas continuamos a manter o diálogo com os colegas que postulam a ida para um outro partido, então o momento é de aguardar as próximas definições.
APOIOS
PP: Nós sabemos que para conseguir se eleger em uma disputa tão acirrada como a da Assembleia, é necessário o apoio de Prefeitos e de grupos de oposição por todo o estado. Como vem sendo a movimentação do Senhor acerca dessas alianças por toda a Paraíba?
Nós temos um compromisso com a família e o nosso grupo sempre teve posição. Estamos na política há mais de 100 anos e desde 2002, após Salomão Gadelha romper com Cássio após três meses de Governo, o grupo Gadelha mantém uma postura de oposição.
Poderíamos ter deixado de ser oposição no período que fui Prefeito entre 2013 a 2016, onde tive várias conversas com Ricardo Coutinho, mas não houve liga para que isso acontecesse.
E ser da oposição faz com que a gente sofra para angariar apoios nas eleições, porque quem está no Governo, tem os recursos e as emendas impositivas ao seu dispor e é muito difícil competir com a máquina.
Na eleição passada, eu fui votado em mais de 80 cidades e nós estamos mantendo contato com essas cidades, são vereadores, ex-vereadores, ex-prefeitos e agora estamos aguardando o posicionamento de Leonardo Gadelha, porque se Léo decidir não disputar a eleição de Deputado Federal, eu posso fazer uma dobradinha com um outro nome aqui em Sousa.
Já no caso de Leonardo sair candidato, nós estamos conversando para que Leonardo me passe alguns apoios importantes que ele tem fora de de Sousa, para que a gente possa ser ainda mais competitivo e ganhe a eleição.
A DISPUTA POR VOTOS EM SOUSA
PP: A região de Sousa deverá ter outro representante no pleito, no caso o ex-Deputado Lindolfo Pires, que deverá ser apoiado pelo Prefeito Helder. Como se sobressair nos votos da Cidade Sorriso, mesmo estando na oposição?
Eu vejo essa disputa como algo natural. A cidade de Sousa precisa observar, o que foi feito durante esses anos, mesmo sem mandato, lutando e trazendo recursos para a cidade.
Recentemente, eu trouxe três tratores para três comunidades rurais e trouxe duas retroescavadeiras. Além disso, nós estamos trazendo cinco poços artesianos para a zona rural e os recursos para construção do santuário de Frei Damião na cidade de Sousa.
Isso tudo mostra que mesmo sem mandato, nós estamos conseguindo trazer recursos para a cidade de Sousa.
E esse é o meu discurso na próxima eleição. Pedir para que a cidade de Sousa observe quem trabalha pela cidade e que possa votar nos filhos dessa terra.
A OPOSIÇÃO E A DISPUTA PELO GOVERNO
PP: Faltando pouco mais de um ano para o pleito, só se fala sobre as alianças visando a eleição de 2026. Como você enxerga as chances da oposição no próximo pleito e existe algum nome que seria o seu favorito na disputa ao Governo?
Nessa eleição, eu vejo que não existe mais Governo, até porque o Governo de João vai acabar em abril e Lucas é um novo candidato, com um outro estilo.
Dos nomes que são ventilados para a oposição, eu admiro muito Pedro, gosto muito de Efraim, votei com muita vontade em Efraim para o Senado em 2022, conseguimos recursos através do seu mandato de Senador e eu acho que o cenário é muito favorável, pois acredito que tenho como conversar com Lucas, Pedro, Adriano ou Efraim, porque não será mais o Governo de Ricardo e João.
Para mim, agora é muito tranquilo para que eu possa escolher o melhor candidato e aí tomar uma decisão sobre o meu apoio, pois agora o jogo zerou
OBJETIVOS PARA O POSSÍVEL MANDATO
PP: Qual a principal luta e qual será a principal bandeira que o Senhor vai defender na Assembleia?
Nós temos várias bandeiras, posso citar a inclusão, defesa da mulher, das pessoas mais necessitadas, mas a minha principal bandeira será a luta pela agricultura.
Sousa é uma cidade que tem condições de gerar mais de 15 mil empregos diretos para a nossa economia. É só você fazer uma conta simples. Nós temos 10 mil hectares irrigados com o Rio São Francisco e se a gente colocar apenas duas pessoas trabalhando por hectare, nós teremos 20 mil empregos diretos.
Nós temos condições de gerar emprego, temos condições de diminuir a fome e condições de levar o estado para outro patamar.
Outra coisa que iremos lutar é pela construção de uma SEASA em Sousa. É inadmissível a nossa cidade, ter uma das maiores bacias leiteiras da Paraíba e você não ter um parque de exposição para expor um gado e não existir um núcleo pensante que ofereça ao homem do campo a oportunidade do crédito.
A gente precisa criar mecanismos que possam dar estrutura para que o homem do campo possa gerar emprego e riqueza.
A luta pelo agro, a utilização correta das águas do Rio São Francisco e a empregabilidade do homem do campo, serão as minhas principais bandeiras se eleito em 2026.
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba