não polemizar

RICARDO X CARTAXO: Cartaxo quer suceder Ricardo, que quer Cida em sua cadeira, interrompendo essa trajetória

Cartaxo sonha em suceder Ricardo, que trabalha para colocar Cida em sua cadeira, interrompendo essa trajetória. Apesar da qualidade dos outros concorrentes a prefeito, já conseguiu polarizar o debate.

Ricardo x Cartaxo
Cartaxo sonha em suceder Ricardo, que trabalha para colocar Cida em sua cadeira, interrompendo essa trajetória

Por Lena Guimarães

Do Portal Correio
ricoXcartaxo

A trajetória dos dois se confunde: começaram no movimento estudantil na UFPB, onde se formaram farmacêuticos. Migraram para o movimento sindical, conquistaram os primeiros mandatos pelo PT, como vereador de João Pessoa, depois deputado e prefeito. Um foi vice-governador e o outro é governador. As convergências entre Luciano Cartaxo e Ricardo Coutinho terminam aí.

No estilo de fazer política, são bem diferentes. Ricardo não leva desaforo para casa. Em defesa de suas crenças, se joga de corpo e alma, seja contra quem for. Este ano já encarou até os servidores, ao suspender o reajuste anual, em razão da crise. E não recuou diante dos protestos.

Outro exemplo: mesmo quando milhares de pessoas saiam às ruas do país contra a presidente Dilma, ele defendia o seu mandato, usando como justificativa a necessidade de se preservar as regras democráticas. Ela caiu. Ele continua com o mesmo discurso.

A prática política de Cartaxo revela pragmatismo. Não compra briga com facilidade. Aliás, neste ano eleitoral tem corrido delas como “o Diabo foge da Cruz”. Quando responde a provocações, dosa o veneno.

Quando perdeu a esperança de contar com Ricardo para a reeleição, foi objetivo e asfaltou caminho para chegar ao seu contraponto: deixou o PT e se filiou ao PSD de Rômulo Gouveia, com canal aberto com Cássio Cunha Lima (PSDB),atual grande adversário do governador.

Cartaxo tenta não polemizar com Ricardo. Sabe que beneficiaria a candidata do PSB,Cida Ramos. Mas a batalha parece inevitável. Com algumas tuitadas, Ricardo apagou os holofotes dos outros concorrentes ao cargo de prefeito da Capital – PMDB, PTB, PT e PSOL.

Primeiro, apontou buraqueira no acesso à Estação Ciência e anunciou que mandaria o DER pavimentar o trecho, expondo a gestão Cartaxo. Depois, anunciou entrega da pavimentação de 100 ruas no Cidade Verde, e alfinetou: “Como prefeito de JP, calçamos mais de 570 ruas, tudo com recursos próprios. Dói na alma assistir ao reducionismo atual. Existimos para evoluir”. E até ao confirmar antecipação do 13° salário, provocou o prefeito: “Sem coletiva, apenas uma tuitada”.

Cartaxo sonha em suceder Ricardo, que trabalha para colocar Cida em sua cadeira, interrompendo essa trajetória. Apesar da qualidade dos outros concorrentes a prefeito, já conseguiu polarizar o debate.

TORPEDO

“Eu não terei nenhuma dificuldade de contemplar o companheiro Raoni Mendes, e evidente, que a primeira suplente dele na Câmara é Sandra Marrocos, uma mulher guerreira. Terei o maior prazer, se tiver oportunidade, de que ela cumpra o seu papel.”

De Buba Germano (PSB), admitindo se licenciar e ceder vaga para Raoni Mendes na Assembleia, o que abriria espaço na Câmara para sua aliada.

Os inelegíveis

Na próxima segunda-feira, o presidente em exercício do TCE, André Carlo Torres e o corregedor Fernando Catão entregarão ao Ministério Público Eleitoral a lista de gestores e ex-gestores com contas reprovadas.

Os inelegíveis 2

A lista conterá os nomes dos que tiveram contas julgadas irregulares nos oito anos anteriores ao pleito – entre 2008 e 2016. Na relação do TCE constam mais de 600 políticos que poderão ser considerados inelegíveis.

Memória

Na divulgação que a Prefetura vem fazendo, o Parque Solon de Lucena, assim denominado desde que foi urbanizado, em 1924, em homenagem ao ex-governador da Paraíba, foi renomeado de “Parque da Lagoa”.

Fátima x Zenóbio

A ex-prefeita Fátima Paulino (PMDB) é quem enfrentará o prefeito Zenóbio Toscano (PSDB), em Guarabira. A oficialização da candidatura deve ocorrer no dia 30. Até lá, o candidato a vice-prefeito será definido.

ZIGUE-ZAGUE

Nem o PCdoB escapou. Em delação,o ex-deputado Pedro Corrêa revela que partido de Aldo Rebello exigia até 30% de propina no Minha Casa, Minha Vida.

Eduardo Cunha convocou a imprensa e líderes para pronunciamento que fará às 11h de terça-feira, no Hotel Nacional, em Brasília. Vem bomba.

Fonte: portal correio
Créditos: lena guimarães