retorno do Consea

RETROCESSO: Mãe Renilda fala sobre extinção do Consea durante sessão especial 

Uma discussão foi levantada sobre medidas impostas na MP 870, que trata sobre a extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), na manhã desta quinta-feira (25), na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), durante sessão especial.

Após a extinção do Consea, o Governo do Estado da Paraíba, garantiu o Conselho Estadual de Segurança Alimentar. Porém está sendo visto como algo prejudicial pela vice-presidente do Consea , Mãe Renilda de Oxóssi.

“Mesmo o Governo do Estado tendo garantido o Conselho Estadual de Segurança Alimentar, vai ser trabalhado uma política a nível Estadual. E quando o órgão nacional é extinto, ele traz um prejuízo enorme para a sociedade civil”. disse Mãe Renilda de Oxóssi.

Segundo a vice-presidente, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), trata das maiores políticas públicas para o povo considerado minoria, como o PNAE e PAA. E quando é feita a extinção do Conselho Nacional, é trazido também um retrocesso para o Estadual.

“Ocorre que o presidente da república não quer a sociedade organizada perto dele, ele quer apenas o governo. Então, o Consea, é o conselho que é formado por um terço do governo e dois terços da sociedade civil. Isso pra qualquer governo torna-se ruim, pois numa votação a gente sempre sai ganhando. Mas, o gestor precisa entender que é importante ele ter a sociedade civil perto dele e também o controle social’. declarou.

Para Mãe Remilda, se o campo não planta, a cidade não janta. “Hoje conseguimos tirar de dentro das escolas, a linguiça, a salsicha, os agrotóxicos. E o que nós queremos hoje aqui, é  justamente fortalecer a discussão a nível nacional  para o retorno do Conselho Nacional de Segurança Alimentar”. concluiu.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Adriany Santos