Articulações

Renegados por Cartaxo, ex-secretários ganham destaque na gestão de Cícero

Durante o período de pré-campanha, chamou a atenção nos bastidores da política paraibana, especificamente a pessoense, quem seria o nome que concorreria à sucessão do prefeito Luciano Cartaxo (PV) à frente da prefeitura de João Pessoa. Quatro nomes ganharam destaque: os então secretários municipais Diego Tavares, Socorro Gadelha, Daniella Bandeira e Edilma Freire.

A escolha, todo mundo se lembra. Luciano Cartaxo optou pela secretária de Educação, Edilma Freire. No primeiro turno das eleições municipais, disputado no dia 15 de novembro, entre 14 candidatos, Edilma terminou em 5ª, obtendo 47.157 votos, 12,93% dos votos válidos. Após o resultado, Edilma voltou a comandar a pasta durante esse último mês de gestão.

Contudo, antes do pleito, a decisão de Cartaxo por Edilma Freire não agradou aos outros três postulantes. Respectivamente, ex-secretários municipais de Desenvolvimento Social, de Habitação Social e de Planejamento, Diego Tavares, Socorro Gadelha e Daniella Bandeira pediram exoneração da Prefeitura e também do Partido Verde (PV), partido do prefeito. Posteriormente, cada um dos três anunciou apoio à candidatura de Cícero Lucena (PP) e, Diego e Socorro, anunciaram também, filiação ao Progressistas (PP).

Em entrevistas, à época do anúncio, nenhum dos três afirmou que a filiação estaria condicionada a um possível cargo na gestão de Cícero, caso fosse eleito. Já eleito, Cícero anunciou na manhã desta terça-feira (1º) os primeiros nomes de sua equipe de transição e sua primeira secretária.

Entre os nomes dentro da equipe está o senador Diego Tavares, que na condição de suplente, assumiu uma cadeira no Senado após pedido de licença da senadora Daniella Ribeiro. Bastidores apontam que Diego deverá assumir uma secretaria na gestão de Cícero. Já a primeira secretária anunciada pelo novo prefeito eleito foi Socorro Gadelha, que voltará à secretaria de Habitação Social de João Pessoa a partir de 1º de janeiro.

O terceiro nome dos “renegados” pelo prefeito Luciano Cartaxo é o de Daniella Bandeira. Em contato com o Polêmica Paraíba, Daniella comentou a possibilidade de também assumir um papel na gestão de Cícero Lucena. Daniella parabenizou Cícero pela vitória e disse que ele tem total liberdade para tomar suas decisões.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba