Renato Gadelha integra coordenação da Frente Parlamentar da Água

O deputado estadual Renato Gadelha (PSC) vai integrar o grupo que coordenará os trabalhos da recém criada Frente Parlamentar da Água. A oposição indicou, ainda, os nomes dos deputados Janduhy Carneiro (PTN) e Dinaldinho Wanderley (PSDB). “Buscamos fazer com que todo o sertão estivesse contemplado na formação deste grupo. Indicamos o deputado Janduhy, de Pombal, Dinaldinho, que é de Patos. Além disso, eu represento a cidade de Sousa e o deputado Jeová, autor da proposta de criação da frente, representa Cajazeiras”, explicou Renato Gadelha, que é Líder da Oposição na Assembleia.

Renato Gadelha

O deputado estadual Renato Gadelha (PSC) vai integrar o grupo que coordenará os trabalhos da recém criada Frente Parlamentar da Água.  A oposição indicou, ainda, os nomes dos deputados Janduhy Carneiro (PTN) e Dinaldinho Wanderley (PSDB).  “Buscamos fazer com que todo o sertão estivesse contemplado na formação deste grupo. Indicamos o deputado Janduhy, de Pombal, Dinaldinho, que é de Patos. Além disso, eu represento a cidade de Sousa e o deputado Jeová, autor da proposta de criação da frente, representa Cajazeiras”, explicou Renato Gadelha, que é Líder da Oposição na Assembleia.
Diante do prolongamento da estiagem na Paraíba, Renato acredita que a Frente Parlamentar da Água, “deverá correr contra o tempo e buscar alternativas para minorar os efeitos da estiagem em território paraibano”. Gadelha lembrou que diversos municípios da Paraíba enfrentam falta d’água e que o nível dos reservatórios do estado atingiu níveis alarmantes.
“Não podemos, apenas, esperar que os céus resolvam nos contemplar com chuva, precisamos garantir meios de acesso à água, que é um direito básico e essencial à vida”. Renato Gadelha entende que o Governo do Estado precisa traçar planos emergenciais, mas a solução definitiva só virá com a conclusão do projeto de Transposição de Água do São Francisco.
“É uma questão matemática, não temos água suficiente para atender a demanda da nossa gente. Nossos índices de pluviosidade são os menores do Nordeste. A única forma de equilibrarmos essa conta, é trazendo água do São Francisco”. O deputado acredita na conclusão das obras. “Precisamos acompanhar de perto o desenrolar dos trabalhos. Com a Frente Parlamentar da Água, faremos isso de maneira institucional, com muito mais propriedade”, disse Gadelha.
Visita às obras
Renato Gadelha revelou que já solicitou que seja agendada uma visita dos deputados às obras da Transposição na Paraíba no trecho entre Mauriti, em Pernambuco, e São José de Piranhas, na Paraíba. “Precisamos verificar, in loco, o atual estágio da obra e garantir celeridade na conclusão do projeto. Só mesmo quando essas águas banharem o solo do nosso estado, é que o povo da Paraíba terá segurança hídrica e, consequentemente, uma melhora substancial na qualidade de vida”, finalizou o deputado Renato Gadelha.