Movimentações

Renan Calheiros e Ciro Nogueira devem fazer parte da CPI da Pandemia - Veja composição dos partidos

São 11 integrantes indicados a partir de cinco blocos partidários

Com a determinação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, para que o Senado instale imediatamente a CPI para investigar omissões do Governo Federal durante a crise sanitária, as movimentações para definir os integrantes da comissão ganharam força. Em lados opostos, dois dos senadores mais antigos da Casa, Ciro Nogueira (PP) e Renan Calheiros (MDB), já informaram a seus partidos que pretendem participar da CPI no Senado, segundo informações da CNN.

Já está definido que Ciro Nogueira, presidente do Progressistas, e um dos principais aliados do Palácio do Planalto no Congresso, será um dos nomes para defender o governo na comissão. Renan Calheiros, por sua vez, que faz oposição ao presidente Jair Bolsonaro, disse que foi informado pelo líder do MDB no Senado, Eduardo Braga, que o indicará para o colegiado.

São 11 integrantes na CPI indicados a partir de 5 blocos partidários, além do PSD, que não integra nenhum bloco. Até a última semana, a divisão da CPI estava da seguinte maneira:

Bloco MDB, PP e Republicanos – 3 senadores
Bloco PSDB, Podemos e PSL – 3 senadores
PSD – 2 senadores
Bloco DEM, PL e PSC – 1 senador
Bloco Rede, Cidadania, PDT e PSB – 1 senador
Bloco PT e Pros – 1 senadores

No entanto, a saída de Romário do Podemos e sua filiação ao PL pode afetar essa composição. Técnicos do Senado ainda fazem a conta, mas é possível que o bloco PSDB-Podemos-PSL perca uma vaga e o bloco DEM-PL-PSC ganhe uma vaga a mais na comissão.

Fonte: CNN
Créditos: Polêmica Paraíba