REMEMORANDO: Conheça melhor o novo senador da Paraíba, Raimundo Lira

Em 1992 recebeu da Imprensa de Cajazeiras o Título de Parlamentar do Ano e em 1993 da Imprensa da Paraíba o Título de Parlamentar do Ano, com a presença do Ministro da Infraestrutura João Santana.

Cristovam Lira

Economista e Empresário do Setor Automobilístico, nasceu em Cajazeiras-PB, filio do comerciante José Augusto de Lira e da Senhora França Oliveira de Lira. Conheça um pouco do perfil dele.

Antes de ingressar na Política foi por um período Professor de Economia Brasileira na Universidade Regional do Nordeste (atualmente Universidade Estadual da Paraíba – UEPB). É casado com Gitana Maria Figueirêdo Lira, Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba UFPB, e tem quatro filhos: Rodolfo, Isabela, Eduardo e Rogério. Ocupou vários cargos de Representação Empresarial na Paraíba e no Brasil, entre eles, Presidente do Clube de Diretores Lojistas de Campina Grande, Vice-Presidente da ABRACAF (Associação Brasileira dos Concessionários FIAT) e Primeiro Vice-Presidente da FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

 

 

 

Atividade Política

 

Elegeu-se Senador e Constituinte pelo PMDB em 15 de Novembro de 1986 com 615.533 votos, ou 59,46 % dos votos válidos, numa coligação que reuniu o PMDB, PCB, PC do B e PSB.

 

Resumo da Atuação na Constituinte

 

Na condição de Vice-Líder do PMDB no Senado, foi eleito Primeiro Vice-Presidente da “Subcomissão de Defesa do Estado, da Sociedade e de sua Segurança”, Membro efetivo da “Comissão de Organização Eleitoral, Partidária e Garantia das Instituições” e Suplente da “Subcomissão de Princípios Gerais, Intervenção do Estado, Regime e Propriedade do Subsolo e da Atividade Econômica” e da “Comissão da Ordem Econômica”.

 

Durante os trabalhos da Constituinte apresentou 22 (vinte e duas) Emendas das quais 11 (onze) foram aprovadas (50%).

 

Resumo da atuação como senador (1987 a 1995)

 

Vice-Líder do PMDB para área econômica, sendo Líder o Senador Fernando Henrique Cardoso. Nesta condição relatou a nova Lei do Imposto de Renda Pessoa Física.

 

Membro da Comissão Especial da Dívida Externa Brasileira

 

Foi eleito o primeiro Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado — CAE e indicado pelos Líderes do Senado em novo mandato de dois anos para presidir a comissão, por ser cumulativamente Presidente da Renegociação da Dívida Externa Brasileira.

 

Durante quase três anos participou de várias Missões Oficiais no Exterior junto aos Organismos Econômicos Internacionais: FED (Banco Central Americano), FMI (Fundo Monetário Internacional) e Banco Mundial nos Estados Unidos, Fundo Nakazone no Japão e Clube de Paris na França, Itália e Alemanha. Concluída a renegociação da Dívida Externa Brasileira, o Acordo foi assinado no Canadá com a participação de mais setecentos Bancos Internacionais.

 

Foi eleito Presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional. Nesta Função defendeu o fim das emendas individuais ao Orçamento da União. Elas deveriam ser apresentadas coletivamente pelas bancadas estaduais.

 

Conheça algumas marcas da atuação de Lira como senador

 

  1. Duplicação, alargamento e recapeamento das Estradas Federais na Paraíba, com recursos do Banco Mundial e do Orçamento Federal, Destaques: BR 101 — João Pessoa até a fronteira do Pernambuco (alargamento, recapeamento e construção de terceira pista em vários trechos). Duplicação do trecho que contorna João Pessoa e Bayeux com acesso a Recife, Natal e Campina Grande. BR 230 — Campina Grande Cajá (alargamento, recapeamento e construção de terceira pista, especialmente na serra de Fiiachão). Campina Grande/Cajazeiras até a fronteira com o Ceará (Recapeamento), Aprovação no DNER do Projeto de Duplicação do Trecho Cabedelo / Jogo Pessoa. O recapeamento do trecho Campina Grande / Esperança / Remígio. As Estradas Federais da Paraíba passaram a ser consideradas as melhores do Brasil.

 

  1. Programa de Telefonia Rural com recursos do Banco Mundial e modernização das Telecomunicações.

 

  1. Construção, ampliação e reforma de aproximadamente 800 escolas, colégios municipais e ginásios cobertos. (Em 1991 a Paraíba ficou em terceiro lugar no Brasil em volume de recursos federais na área de Educação via convênios com FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação).

 

  1. Aquisição de 105 ônibus para transporte de estudantes.

 

  1. Recursos para Construção, Móveis e Equipamentos da Escola Técnica Federal de Cajazeiras nos anos de 1991 / 1992 / 1993 e 1994.

 

  1. Recursos para construção do acesso Oeste (BR-230 / Bayeux / João Pessoa). Convênio assinado no próprio local pelo Ministro da Infra Estrutura João Santana e Governador Tarcísio Burity, por se tratar de obra estadual. Na mesma data assinou a Escritura de Compra para a construção do Centro de Triagem dos Correios.

 

  1. Recursos para construção do Edifício do Centro de Triagem e Sede Estadual dos Correios, na BR — 230 / João Pessoa.

 

Considerações Finais

 

Em 1992 recebeu da Imprensa de Cajazeiras o Título de Parlamentar do Ano e em 1993 da Imprensa da Paraíba o Título de Parlamentar do Ano, com a presença do Ministro da Infraestrutura João Santana.

 

Como deve atuar

 

Sobre o trabalho que desempenhará ao lado dos demais parlamentares paraibanos, Lira defendeu a máxima eficiência. “A Paraíba, em nome do seu povo, precisa e exige que seus três Senadores estejam sempre atentos e vigilantes na defesa dos seus mais legítimos interesses. É fundamental uma ação eficiente e responsável no âmbito da distribuição equitativa e justa do poder político, econômico e social entre os membros da Federação Brasileira,” afirmou.

 

“Com esse histórico, carrego a modesta opinião de que ainda posso emprestar minhas experiências acadêmicas e empresariais à rediscussão dos projetos estruturais que ainda afetam e muito o crescimento econômico da Paraíba e do Nordeste”, disse o senador. Confiram o pronunciamento na integra do novo senador paraibano no link: (http://youtu.be/778AqN22QOQ).