Regime de exceção virou regra no Brasil para condenar sem instauração de processo, diz Jeová Campos

Jeová Campos está empenhado em buscar soluções para os problemas hídricos que afetam os paraibanos

“A decisão do Juiz Sérgio Moro é uma confissão pública da sua conduta partidária, ilegal, e do uso da Lava Jato, da Acarajé e de outras operações “gregas”, nos termos de um regime de exceção contrário do Estado Democrático de Direito e ao Governo Dilma que está sendo deposto pelos integrantes do Ministério Público e da Polícia Federal. Isto agrava a crise, compromete a democracia e se constitui num golpe. Não podemos aceitar isso. Não defendo a impunidade. Se há indícios, que se investigue, instaure os processos, julgue e só depois se condena ou inocenta. É assim que deve ser feito”, desabafou o deputado estadual Jeová Campos (PSB), logo que soube das notícias veiculadas na Imprensa, nesta sexta-feira (04), sobre a prisão política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Golpe contra a democracia

“A impunidade é golpe contra a democracia, da mesma forma que o é execução de pena sem processo legal que garanta o contraditório e ampla defesa. Isso que estão fazendo no Brasil é crime contra os direitos fundamentais”, esclarece Jeová. Ainda segundo o parlamentar que é advogado, não há nada de prova contra Lula, não houve recusa dele para depor e, mesmo assim, a Polícia Federal fez um espetáculo midiático com a prisão do ex-presidente. O parlamentar considera um retrocesso, uma ameaça aos direitos constitucionais do cidadão e um ato ditatorial sem precedentes, ações desta natureza. “Quem tem o poder de exercer a lei, tem que obedecer suas regras. E eu não estou aqui questionando o poder de nenhum magistrado, nem me dirigindo a qualquer um nominalmente, mas, externando a minha preocupação de cidadão, de advogado que conhece as Leis e que sabe que uma prisão, sob o pretexto de ‘investigar’ é digna de uma ditadura e que pode ser aplicada, mas em regime de exceção e nunca como regra, como estão fazendo no Brasil atualmente”, desabafou o deputado.

Prisões espetáculo

Ainda segundo Jeová, a execução penal precisa prescindir de um processo e a condenação só pode vir após o julgamento. “Isso é uma regra tão elementar que nem precisaria estar sendo lembrada”, destacou o deputado, lembrando que “investigação não é fundamento para colocar um cidadão na prisão”. Ainda de acordo com o deputado, as prisões ‘espetáculo’ estão se disseminando de tal forma no Brasil que beira o absurdo televisivo.  “Essa exceção que virou regra, de manter pessoas encarceradas, tolhendo-lhes a liberdade, que é um bem individual supremo, violam direitos consagrados daConstituição e esse espetáculo midiático é inaceitável e repugnante”, finalizou Jeová.

Fonte: assessoria
Créditos: assessoria