Levantamento

REGIÃO SUL: Confira o desempenho dos pré-candidatos a governador dos três estados nas pesquisas eleitorais e saiba quem lidera

Encerrando a série de matérias realizadas pelo Polêmica Paraíba com as pesquisas eleitorais para governador em todos os 26 estados e o Distrito Federal, agora é a vez da região Sul, composta por Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

São levadas em consideração as últimas pesquisas estimuladas (quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos) divulgadas até o fechamento desta matéria, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Confira a seguir a situação de cada um deles, elencados por ordem alfabética.

Paraná (PR-00352/2022)

No Paraná, o atual governador Ratinho Júnior (PSD) lidera as intenções de voto com 51%, seguido de Roberto Requião (PT), com 25%.

Em terceiro, aparece César Silvestri Filho (PSDB), com 2%, que após a realização da pesquisa, retirou sua pré-candidatura para concorrer ao Senado. ‘Branco/Nulo’ recebeu 13% das intenções de voto e ‘Não Sabe/Não Respondeu’ 9%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de julho e ouviu 1.200 eleitores.

Rio Grande do Sul (RS-04275/2022)

Contratada pela TV Record e feita pela Real Time Big Data, a pesquisa mais recente para governador do Rio Grande do Sul mostra o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) à frente, com 29% das intenções de voto. Em segundo aparece o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL), com 24%.

Em seguida aparecem o deputado estadual Edegar Pretto (PT), com 9%; Alegre Pedro Ruas (PSOL), com 5%; Luís Carlos Heinze (PP), com 4%; Beto Albuquerque (PSB), com 3%; e Vieira da Cunha (PDT), com 2%.

Por último, Ricardo Jobim (Novo), Roberto Argenta (PSC), Gabriel Souza (MDB) e Rejane de Oliveira (PSTU) têm 1% cada. ‘Branco/Nulo’ recebeu 10% das respostas e outros 10% disseram ‘Não Sabe/Não Respondeu’.

A pesquisa ouviu 1.500 pessoas por telefone, entre os dias 26 e 27 de julho.

Santa Catarina (SC-06333/2022)

Realizado pelo Paraná Pesquisas, o último levantamento divulgado para o governo de Santa Catarina mostra o atual governador Carlos Moisés (Republicanos) com 24,5% das intenções de voto, seguido do senador Jorginho Mello (PL), com 15,5%.

Em terceiro aparece o também senador Esperidião Amin (PP), com 12,1%, seguido de Gean Loureiro (União), com 10,6%; Dário Berger (PSB) e Décio Lima (PT), com 5,3% cada; Antídio Lunelli (MDB), com 4,9%; Odair Tramontin (Novo), com 1,5%; e Ralf Zimmer (Pros), com 0,6%.

Ainda, foram 9,1% os que disseram ‘Branco/Nulo/Nenhum’ e outros 9,7% ‘Não Sabe/Não Respondeu’.

A pesquisa foi divulgada em 14 de junho, tendo ouvido 1.540 eleitores entre os dias 9 e 13 do mesmo mês. Vale ressaltar que outras duas pesquisas eleitorais foram realizadas posteriormente a essa, porém uma delas ouviu eleitores apenas de Criciúma e a outra apenas na região do Oeste Catarinense, portanto, sem englobar todo o estado.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba