REFORMA POLÍTICA: OAB defende fim de financiamento de campanha e coligações proporcionais

O ponto principal da reforma na visão da OAB é a realização de dois turnos nas eleições

marcustulio

O presidente da Comissão para Reforma Política da OAB na Paraíba, Marcus Túlio Campos, defendeu a urgência na reforma e participação da população durante entrevista, na tarde de hoje, ao programa “Debate sem Censura”. Túlio revelou que a OAB defende o fim do financiamento empresarial de campanha e coligações proporcionais.

O presidente disse,, ainda, que o ponto principal da reforma na visão da OAB é a realização de dois turnos nas eleições proporcionais. O primeiro turno seria feito em torno dos partidos e as propostas de cada um e o segundo seria para o eleitor escolher entre os candidatos de cada partido aquele que melhor se enquadra para realizar o plano de governo.

Sobre o financiamento de campanha, Túlio alegou que os empresários tem a premissa de investir na campanha para depois cobrar o que investiu: “Esse é impor importante a ser debatido porque o dinheiro beneficia o candidato, mas depois quem para a conta é o erário público”.

A comissão presidida pelo advogado Marcus Túlio Campos, tem  como membros o secretário-geral adjunto da OAB-PB, Nildo Nunes; os conselheiros estaduais Thiago Leite, Marcos Souto Maior Filho, Raoni Vita, Fábio Brito; e o presidente da comissão do Jovem Advogado, Vitor Barreto.

As primeiras ações da comissão serão: a realização de um plano de ação para divulgar a proposta de reforma defendida pela OAB; de audiências públicas e reuniões com as entidades que, no plano nacional, estão compromissadas com essa bandeira, entre as quais a CNBB, o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral, a UNE, entre outras.

Polêmica Paraíba