penitenciárias brasileiras

REFORMA DO SISTEMA PRISIONAL: Gilmar Mendes diz que situação de grupos LGBT em presídios é "dramática"

"É dramática a situação dos grupos LGBT nas penitenciárias brasileiras. Mulheres trans são sistematicamente torturadas e violentadas em presídios masculinos. O relatório de hoje reforça mais um ponto urgente de reforma do sistema prisional", afirmou o ministro por meio de sua conta no Twitter.

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes classificou como “dramática” a situação dos grupos LGBT nas penitenciárias brasileiras. Ele se referia a um relatório inédito do governo federal sobre o tratamento que a população LGBT tem nas prisões do país.

Chamado “LGBT nas prisões do Brasil: Diagnóstico dos procedimentos institucionais e experiências de encarceramento”, o documento foi publicado na última quarta-feira (5) pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

“É dramática a situação dos grupos LGBT nas penitenciárias brasileiras. Mulheres trans são sistematicamente torturadas e violentadas em presídios masculinos. O relatório de hoje reforça mais um ponto urgente de reforma do sistema prisional”, afirmou o ministro por meio de sua conta no Twitter.

O documento mostra, por exemplo, ser prática comum que travestis e mulheres trans sejam tratadas como homens e forçadas a cortar o cabelo e não terem o nome social respeitado.

https://twitter.com/gilmarmendes/status/1225606094204129281?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1225606094204129281&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.uol.com.br%2Funiversa%2Fnoticias%2Fredacao%2F2020%2F02%2F07%2Fgilmar-mendes-diz-que-situacao-de-grupos-lgbt-em-presidios-e-dramatica.htm

Fonte: UOL
Créditos: UOL