Eleições 2022

Rede Sustentabilidade anuncia 31 pré-candidaturas e reitera apoio à reeleição de João Azevedo

A atividade contou com a presença de lideranças nacionais e estaduais do partido e de representantes de outras legendas.

A Rede Sustentabilidade na Paraíba realizou evento na manhã desta sexta-feira (18), em João Pessoa, para anunciar 31 pré-candidaturas para as eleições deste ano. O partido também reiterou o apoio à reeleição do governador Joao Azevedo e realizou a filiação de 500 novos filiados no estado. A atividade contou com a presença de lideranças nacionais e estaduais do partido e de representantes de outras legendas.

A legenda lançou nomes de todas as regiões do estado que deverão disputar as eleições deste ano, entre eles duas candidaturas coletivas, sendo uma feminina e uma de pessoas trans, além de quilombolas, ciganos, profissionais liberais, servidores públicos, professores e líderes comunitários.

O deputado estadual paraibano Chió, que é membro dirigente partidário nacional, disse que as pré-candidaturas lançadas representam a cara da sociedade, plural e diversa. “A política é para vocês, para cada um de vocês. Precisamos ampliar a representatividade social no parlamento. Esse é um dos nossos compromissos prioritários”, afirmou, acrescentando que a transformação da sociedade acontece por meio da política e disse que é através dela que se combate injustiça, racismo e fome.

Chió reforçou o apoio da Rede na Paraíba à reeleição do governador João Azevedo. “A Paraíba tem crescido em meio à crise na gestão de João Azevedo e, principalmente enfrentado a pandemia com responsabilidade e olhando para os que mais precisam. O programa ‘Tá Mesa’ é um exemplo disso. A Rede segue com o governador porque sabendo que é o melhor para nosso estado”, comentou.

Participações – O evento contou com a presença do porta-voz nacional da Rede, Wesley Diógenes; da porta-voz feminina no Estado, Cristiana Almeida e do masculino, Pastor Emmanuel Furtado; dos deputados estaduais Chió (Rede-PB) e Ana Paula Siqueira (Rede-MG); da Coordenadora Nacional do Elo Mulher da legenda, Mary Cruz.

Também participaram os representantes do PMN, Lídia Moura; do PCdoB, Roseane Cruz; do governador João Azevedo, Nonato Bandeira; e da vice-prefeita de Remígio, Luciana Soares; e da vereadora por Sousa, Lana Dantas.

De forma remota, também fizeram a participação na atividade a fundadora da Rede, ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a porta-voz feminina nacional do partido, a ex-senadora Heloísa Helena e a primeira deputada federal indígena do Brasil, Joênia Wapichana.

Críticas ao Governo Federal – Marina Silva afirmou que é muito importante fazer esse debate político de participação de gente comum nessa disputa por espaços, principalmente, em um ato de filiação. “A política está sendo criminalizado porque alguns usam o espaço da política para transformar em caso de polícia”, disse.

A fundadora da Rede fez críticas ao Governo Federal e usou o termo corrupção normativa para classificar as suas práticas, pois ao invés de combater crime, ele atua para desmontar normas, regras e leis. Disse que se deve combater institucionalmente todas as formas de preconceito, discriminação e afirmou que é hora de todas as pessoas entrarem na política.

Já a ex-senadora Heloísa Helena afirmou que a Paraíba será prioridade para a nacional, que dará suporte para os candidatos e candidatas. Afirmou que é preciso ter coragem para encarar a política, mas que é um desafio compensador quando se consegue fazer as transformações necessárias.

Parceria com Governo do Estado – Nonato Bandeira destacou a parceria da Rede com o Governo do Estado para a formulação de políticas públicas para o povo paraibano. “Sempre é uma satisfação participar de um evento de um partido que aposta na transformação política”, falou.

Lídia Moura destacou as temáticas que a Rede aborda e afirmou que isso é fundamental para forçar os outros partidos a também promover os debates. “Fico feliz quando as pessoas se apresentam para o processo eleitoral. Quando você se apresenta para política muitas pessoas ainda enxergam que é como se estivesse entrando para o crime e precisamos desconstruir isso. Só vamos mudar essa crise que vivemos através da política”, afirmou.

Mais espaços na política – A deputada estadual por Minas Gerais Ana Paula Siqueira falou da necessidade das pessoas ocuparem espaço na política e que estar na política é fundamental para promover transformações necessárias para todas as parcelas da sociedade. “Se não estivermos lá, outros estarão e defenderão algo que certamente não nos beneficia”, reforçou.

A deputada federal pelo estado de Roraima, Joênia Wapichana, contou que no seu mandato a construção é coletiva e destacou a importância de mais pessoas ocuparem espaços e quanto mais diversa essa participação, melhor. “Não se sintam impossibilitados, todos são capazes. Se nós povo indígena, que sempre foi inferiorizado, todos conseguem”, destacou.

Fonte: Paraíba Rádio Blog
Créditos: Paraíba Rádio Blog