Pandemia

Recusa da Sputnik V deve colocar diretor da Anvisa na lista de prioridades da CPI da Pandemia

A recusa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pela importação da vacina russa contra a Covid-19, Sputnik V, formalizada na noite desta segunda-feira (26), deve colocar o diretor-presidente da Agência, Antônio Barra Torres como “prioridade zero” na CPI da Pandemia, que está sendo instalada nesta terça-feira (27). A informação é do colunista de O Globo, Lauro Jardim.

Reunidos horas após da decisão da agência, o grupo de senadores independentes e de oposição da CPI definiu que as divergências entre a Anvisa, Sputnik e governadores que pedem a aprovação do imunizante devem ser tratadas com urgência na CPI. O grupo decidiu então que a convocação do diretor-presidente da Anvisa deve ir para o começo da fila de prioridade de autoridades a serem ouvidas.

Segundo o colunista, os senadores querem entender quais as dificuldades de aprovação do pedido. O argumento da Anvisa pela não aprovação da importação foi a falta de relatório técnico capaz de comprovar que a vacina atende a padrões de qualidade. Quatorze estados pediram a importação de quase 30 milhões de doses.

A CPI da Pandemia vai apurar ações e supostas omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia da Covid-19, além do uso de verbas federais por parte de estados e municípios no combate à doença.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba