Realizada entrega da 49ª creche em novo padrão e vagas em berçário aumenta em 800%

O prefeito destacou que todas as creches de João Pessoa estão instaladas em prédios próprios e funcionam em Tempo Integral.

Todos os dias, Élida Oliveira chega às 6h40 no Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Calula Leite, no Esplanada, para deixar seu filho de dois anos. De lá, ela parte para seu trabalho na garantia de que até as 17h, ele estará sendo bem cuidado, alimentado, participando de atividades lúdicas e educativas e se preparando para um futuro melhor. A creche é a 49° entregue pela atual gestão no novo padrão de qualidade, dentro de um planejamento de investimentos que já fez o governo municipal chegar a quase 800% de ampliação do número de vagas em berçários, saltando de 215, em 2013, para 1.700 crianças matriculadas este ano.

A entrega da requalificação do Crei Calula Leite aconteceu na manhã desta segunda-feira (28) e, atendendo a uma demanda da população, teve ampliado o número de vagas no berçário, permitindo que mais mães possam buscar o mercado de trabalho, enquanto a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), cuida de seus filhos. “Se não tivesse essa creche, eu não teria com quem deixar meu filho para ir trabalhar. Saio pra trabalhar todo dia em paz sabendo que meu filho está em um local seguro, sendo educado e bem cuidado”, afirmou Élida Oliveira.

E em cada espaço da creche se observa o cuidado da gestão com as crianças. Estrutura adequada e que não deixa a dever em nada às instituições particulares, cinco refeições diárias com alimentos nutritivos selecionados por nutricionistas e de qualidade adequados à faixa etária das crianças, além de mobiliário, equipamentos e material lúdico para a educação e socialização de todos. “Filho de pobre tem os mesmos direitos de filho de rico. Governo nenhum pode terceirizar os cuidados com educação, é um desafio diário, mas nós não abrimos mão e fazemos com todo carinho e dedicação porque sabemos que disso depende o futuro de nossas crianças e de João Pessoa”, afirmou Luciano Cartaxo.

O prefeito destacou que todas as creches de João Pessoa estão instaladas em prédios próprios e funcionam em Tempo Integral. Desde 2013, a educação já deu um salto de 4 mil para aproximadamente 13 mil crianças atendidas em creches, já triplicou o número de estudantes nas escolas em Tempo Integral, chegando a 18 mil matriculados nesta modalidade e, de berçário, se antes eram, apenas 13 turmas em toda a cidade, hoje já são 75, atendendo a partir dos seis meses, recebendo as crianças logo que se encerra o período de licença maternidade garantido às mamães.

“Mais do que a própria educação, cuidamos do futuro de João Pessoa. Quem consegue investir no Ensino Infantil, prepara o futuro da Capital investindo na qualidade da educação, dando a oportunidade de nossas crianças chegarem mais cedo na sala de aula. Vaga de berçário era coisa rara em João Pessoa e nós chegamos a 800% de ampliação de vagas abertas apenas nestes quatro anos e meio. Sabemos o papel que a creche tem na vida de uma família e preparamos nossos espaços para receber as crianças com todo o zelo e carinho”, declarou o prefeito.

A secretária de Educação, Edilma da Costa Freire, destacou a importância da equipe da creche para o processo educacional e agradeceu também às mães que compreenderam o período em que a creche esteve em obras para melhor receber as crianças. “Nossa preocupação vai além de uma estrutura adequada e bonita como nós podemos ver, passa também pela qualidade dos nossos profissionais, motivados e que trabalham com amor e se dedicam no cuidado com as crianças. Estamos aqui todos juntos para celebrar mais esta entrega porque estamos construindo cidadãos melhores”, disse.