Raimundo Lira garante que Paraíba é o estado do Nordeste mais beneficiado com a transposição: mais de 100 municípios

Até dezembro de 2016, e no mais tardar no primeiro trimestre de 2017, as águas do São Francisco estarão inundando a barragem do Epitácio Pessoa, e chegando na barragem de Caiçara, no município de Cajazeiras” garantiu Raimundo Lira.

Lira_Transposicao2 Lira_Transposicao1

Até 2017, mais de 100, dos 223 municípios da Paraíba, serão beneficiados com as águas advindas do Rio São Francisco. A garantia foi dada pelo Presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras de Transposição do Rio São Francisco, senador Raimundo Lira (PMDB-PB).

Na semana passada, ele visitou o canteiro de obras da transposição em São José de Piranhas-PB, no Eixo Norte (Túneis Cuncas I e II), na companhia do Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e de outros senadores e deputados. Lira constatou que a obra segue em ritmo acelerado e deve ficar pronta no prazo previsto.

“Até dezembro de 2016, e no mais tardar no primeiro trimestre de 2017, as águas do São Francisco estarão inundando a barragem do Epitácio Pessoa, e chegando na barragem de Caiçara, no município de Cajazeiras” garantiu Raimundo Lira.

Ele disse que ficou impressionado com o avanço das obras em terras paraibanas, e que o sonho de mais de 12 milhões de nordestinos está prestes de ser realizado. Segundo Lira, mais de 10 mil homens e cerca de 3 mil máquinas estão trabalhando em ritmo acelerado para deixar pronta a obra, que é apontada como redenção do Nordeste.

Segundo observou o senador Lira, há trechos em que as obras já passaram de 95% de execução e, no geral, a média de execução dos serviços é de 76%. “É a maior obra hídrica do Brasil, e não vai faltar dinheiro para a sua conclusão, mesmo no ano de crise, conforme a garantia dada pelo próprio Ministro da Integração” disse.

Paraíba, a maior beneficiada no Nordeste – Raimundo Lira garantiu que dos quatro Estados do Nordeste que receberão águas do Velho Chico, a Paraíba será o que terá o maior número de cidades beneficiadas. Segundo ele, no caso do Eixo Leste, a água chegará em Monteiro e, de lá, seguirá para o açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, assegurando, assim, o abastecimento de mais de 1 milhão de paraibanos.

Lira reafirmou sua defesa pela construção do sistema adutor Piancó, no Eixo Norte da obra. Para Lira, a iniciativa é fundamental para garantir a capacidade de armazenamento do sistema de reservatórios Coremas/Mãe D’água. “A transposição é uma realidade e vai ser a grande solução hídrica para a Paraíba e para o Nordeste” afirmou.

A obra vai atender as necessidades da maior barragem da Paraíba, que é o sistema Coremas/Mãe D’água, com capacidade de 1,1 bilhão de metros cúbicos de água, onde o excesso de água vai descer pelo rio Piranhas e, ao chegar no Rio Grande do Norte, chegará no rio Assú, maior reservatório do vizinho estado, com capacidade de 2 bilhões de metros cúbicos. “Portanto, esse ramal atende não só a Paraíba, mas também nosso Estado vizinho”, justificou o senador paraibano, sobre a relevância do Ramal Piancó.

A obra da transposição tem investimento de R$ 8,2 bilhões e, de acordo com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, o projeto tem extensão total de 469 quilômetros e a estimativa é de que 11,6 milhões de pessoas sejam atendidas, com fornecimento de água para cidades do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

A Paraíba está contemplada com dois eixos da transposição e busca garantir uma terceira rota da obra no Estado, que é o Ramal Piancó.

Assessoria de Imprensa