Eleições

RACHA FAMILIAR? Família Lacerda se divide entre duas candidaturas no município de Conceição

As últimas semanas em Conceição foram de muita movimentação política. Um possível racha entre membros da família que vem dominando a cidade nos últimos 12 anos, abalaram as estruturas de um dos principais municípios do Sertão.

Arte: Marcelo Jr
Arte: Marcelo Jr
Arte: Marcelo Jr

As últimas semanas em Conceição foram de muita movimentação política. Um possível racha entre membros da família que vem dominando a cidade nos últimos 12 anos, abalaram as estruturas de um dos principais municípios do Sertão.

O ex-Prefeito e suplente de Deputado Estadual Nilson Lacerda governou a cidade entre 2012 e 2020, e deixou como seu sucessor o então Vereador e sobrinho Samuel, que venceu o pleito ao atingir 53,75% dos votos. Tudo parecia caminhar para uma sequência natural na relação entre tio e sobrinho, com Nilson conseguindo ter uma votação bastante expressiva nas eleições de 2022, tendo mais de 3 mil votos de vantagem na sua primeira disputa estadual.

Tio embaralha a Disputa

Até o final do ano passado os nomes que apareciam como prováveis candidatos de oposição eram do ex-Prefeito Alexandre Braga, da médica Jourdanna Diniz, filha do ex-Prefeito João Deon e segunda colocada no pleito de 2020 e o engenheiro Landinho Ponciano.

Tudo mudou no dia 25 de outubro, quando o ex-Vereador por três mandatos e irmão de Nilson, Marcílio Lacerda se filia ao PT, afirmando que seria candidato a Prefeito contra o sobrinho, que ele mesmo como articulador político do grupo, indicou para ser o candidato da família em 2020.

De acordo com pessoas próximas, Marcílio teria dito reiteradas vezes que existia um acordo entre ele e Samuel para que o ex-Vereador fosse o candidato nestas eleições. Por essa razão, o empresário se antecipou e colocou seu nome como pré-candidato, depois que assumiu o diretório do PT no município de Conceição.

A Indefinição de Nilson

Após a pré-candidatura de Marcílio, se esperava uma tomada de decisão acerca de Nilson sobre como manejar a situação de ter dois parentes em uma mesma eleição, mas o que se viu foi a sensação de indefinição de Lacerda, tanto no apoio para o irmão, como na manutenção do projeto de reeleição do Prefeito e até de uma união entre os dois para a formação de uma chapa que atendesse tanto Marcílio como Samuel.

A Afirmação de Samuel

Após muito disse me disse do que Nilson iria fazer, Samuel tomou a frente e afirmou que sairá candidato a reeleição na última terça (26), agradecendo ao povo que confia no trabalho da gestão, mas em nenhum momento citando que existe uma ruptura com os tios. Em contato com o Polêmica Paraíba, o Prefeito afirmou que não iria se pronunciar no momento e que qualquer coisa pode acontecer no futuro político do grupo Lacerda.

Nilson seguiu no mesmo caminho, dizendo que o grupo não está rachado e que os dois candidatos são qualificados para uma possível disputa.

Desdobramentos

Pelo que tudo indica, Marcílio e Samuel vão seguir com suas candidaturas e a imprensa local afirma que Nilson prefere que o irmão seja o nome do grupo. Isso pode abrir mais espaço para os nomes da oposição, com a aparição do Vereador Stherlan Alves como um possível candidato da família Braga, e a repetição do nome de Jourdanna no pleito, o que poderia colocar as três principais famílias da cidade, divididas em quatro candidaturas, no que pode ser uma das maiores eleições do estado no pleito de 6 de outubro.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba