R$ 165 MILHÕES: Raimundo Lira revela articulação para aprovar pedido de recursos para duplicação da BR-230

Desde que assumiu o mandato no Senado, Lira vem trabalhando em favor da Paraíba

1419339647550-raimundo-liraO Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) revelou, em entrevista à imprensa paraibana neste final de semana, como conseguiu aprovar a dotação orçamentária de R$ 165 milhões para garantir o início da duplicação da BR 230, entre Campina Grande e Cajazeiras. O valor confirmado por Lira para o Ministério dos Transportes no OGU 2016 garantirá a duplicação do primeiro trecho, de 33 km, de Campina Grande até a Comunidade Farinha (Praça do Meio do Mundo).

Raimundo Lira lembrou que, desde que assumiu o mandato no Senado, vem trabalhando em favor da Paraíba, e que elegeu a obra da duplicação como uma de suas principais lutas em Brasília. “Logo que assumi disse, em entrevista coletiva, que iria assumir o compromisso de levar esse grande sonho da Paraíba”.

Para Lira, não adiantaria apenas fazer ofício endereçado ao ministério correspondente e, depois, encaminhar cópias para prefeitos e vereadores dizendo que luta pela obra. “Não adianta fazer um ofício para o Ministro dos Transportes e encaminhar para vereadores e prefeitos, pois naquele mesmo dia o ministro pode receber cem outros ofícios”.

Lira afirmou que a articulação começou no início de 2015, logo que assumiu o mandato. “Fui fazer a articulação política para ser indicado relator de um dos mais importantes orçamentos da União, que é o do Ministério dos Transportes. E, na sua elaboração, recebi mais de cem emendas, sendo 64 em cima dessa dotação. Fomos para a Comissão de Orçamento, onde recebemos 34 destaques de deputados e senadores querendo um pedaço dessa dotação e, no voto, conseguimos derrotar todos esses destaques e manter, tanto no orçamento do Ministério dos Transportes, como no Congresso Nacional, essas verbas para a duplicação da BR-230”, disse o senador.

Mais assíduo – Raimundo Lira afirmou que estar em Brasília em dias de votação é obrigação de todo parlamentar. Na avaliação dele, a presença na capital federal facilita o atendimento das demandas de seus eleitores em seu estado. O senador, que teve em 2015 sua atuação positiva reconhecida por toda a mídia, sabe que este não é o único critério para determinar a qualidade do trabalho parlamentar.

Considerado um dos mais assíduos e atuantes do Senado, Lira lembra que aprendeu na escola, ainda em Cajazeiras, a importância de dar duro e se comprometer nos desafios e missões que lhe são dados. Ele disse que seu comparecimento às sessões o ajuda a atender as demandas do seu Estado, pois tudo passa pelo Legislativo Nacional.

“Desde criança fui um bom estudante. Tanto que, quando terminei os quatro anos do ginásio, fui o único aluno a receber das mãos do diretor do Colégio Salesiano Padre Rolim, Padre Jonas Magno, o livro ‘Deus e os Homens’ por não ter faltado uma única aula, livro esse que guardo até hoje. Da mesma forma, no Senado, participei de todas as sessões do segundo semestre, recebendo da Casa o reconhecimento como sendo um dos senadores mais assíduos e atuantes do Nordeste”, disse Lira.

O Senador disse que a agenda do Congresso, no ano passado, foi positiva, ao tratar de assuntos polêmicos, como a Reforma Política, da qual foi relator na Comissão de Constituição e Justiça; e a Crise Hídrica, assunto destaque na Comissão de Acompanhamento dos Programas de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco, que preside. Para Raimundo Lira, um congressista deve ter responsabilidade com o contribuinte e a assiduidade é um dos indicadores do nível dessa seriedade do parlamentar em relação ao seu mandato.

Assessoria