Por dentro do poder

QUEM FAZ O QUÊ NA ALPB? Situação, oposição, líderes e Mesa Diretora - Veja o panorama completo da Assembleia Legislativa

É hora de redefinir os líderes e componentes da Mesa para o biênio final

No início do mês de fevereiro, as Casas Legislativas retomam os trabalhos no país. E 2021 marca o início do terceiro ano de mandato, ou seja, é hora de redefinir os líderes e componentes das Mesas para o biênio final. Na Assembleia Legislativa da Paraíba, algumas mudanças importantes ocorreram ao decorrer da semana. O Governo tem novo líder, assim como o blocão (maior bloco partidário), e na Mesa Diretora, duas cadeiras passaram a ser ocupadas por novos nomes.

Além disso, o Governo João também aumentou sua base de apoio e conta agora com 26 deputados, são 36 no total. Ainda tem definições das comissões, como a de Constituição e Justiça, símbolo de divergências à nível nacional, e a de Orçamento, consideradas as duas principais da Casa.

Líder do Governo

Wilson Filho (PTB) é o líder do Governo João no biênio 21/22. Ele substitui Ricardo Barbosa (PSB), que liderava a bancada governista desde 2019. Wilson foi escolhido por Azevêdo e desconversou sobre uma possível intriga como o ex-líder Barbosa.

“Espero construir, unindo forças para que a gente possa sair dessa pandemia e avancemos o trabalho que vem sendo realizado pelo governo”, comentou.

Situação – 26 deputados

Liderada por Wilson Filho, é composta por grande maioria dos deputados. São 26:

Bosco Carneiro (Cidadania), Wilson Filho (PTB), Dr. Érico (Cidadania), Manoel Ludgério (PSD), Inácio Falcão (PCdoB), Jullys Roberto (MDB), Raniery Paulino (MDB), Anísio Maia (PT), Jane Panta (PP), Chió (Rede), Eduardo Carneiro (PRTB), Lindolfo Pires (Podemos), Branco Mendes (Podemos), Edmilson Soares (Podemos), João Gonçalves (Podemos), Adriano Galdino (PSB), Jeová Campos (PSB), Buba Germano (PSB), Ricardo Barbosa (PSB), Hervázio Bezerra (PSB), Pollyanna Dutra (PSB), Júnior Araújo (Avante), Taciano Diniz (Avante), Tião Gomes (Avante), Janduhy Carneiro (Patriota) e Jutay Menezes (Republicanos).

O detalhe é que o PP faz parte da oposição, mas pode ir para a situação nos próximo dias. Inclusive, a deputada Jane Panta, que assumiu a cadeira neste ano com a morte de João Henrique (PSDB), apoia o Governo João.

Oposição – 10 deputados

A bancada oposição é liderada pelo deputado Gilberto Silva (PSL) e é composta atualmente por dez deputados, distribuídos em cinco partidos de oposição, além de duas deputadas do PSB, partido que, em sua maioria, integra a base do governador.

Cabo Gilberto (PSL), Moacir Rodrigues (PSL), Wallber Virgolino (Patriota), Anderson Monteiro (PSC), Tovar Correia (PSDB), Camila Toscano (PSDB), Dra. Paula (PP), Galego Souza (PP), Cida Ramos (PSB) e Estela Bezerra (PSB).

Líder do Blocão

Nesta semana, Ricardo Barbosa (PSB) foi escolhido pela maioria para liderar o Blocão na ALPB. O líder do blocão é responsável por indicar os membros das comissões para o próximo biênio 2021/2022. O blocão é o maior bloco partidário da Casa, composto pelos 26 deputados da situação.

PSB, PODEMOS, AVANTE, MDB, CIDADANIA, REDE, PC do B, PTB, PRTB, PT, REPUBLICANOS e PSD, são os partidos que compõem o Bloco.

Ricardo Barbosa conseguiu o apoio de 19 dos 26 membros do grupo. Dentre os que não assinaram o apoio a ele estão: Estela Bezerra (PSB), Cida Ramos (PSB) e Pollyana Dutra (PSB), João Gonçalves (Podemos), Tião Gomes (Avante), Raniery Paulino (MDB) e Inácio Falcão (PCdoB).

Comissões

– CCJ 

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação deve continuar sob o comando do também líder do Blocão, Ricardo Barbosa. A CCJ foi popularizada nesta semana, pois vem sendo motivo de discussões no Brasil, devido a indicação da deputada bolsonarista Bia Kicis para presidir a CCJ na Câmara Federal.

A Comissão se manifestar a respeito de todos os assuntos que se referem ao aspecto constitucional, legal e jurídico e apresenta a redação final das proposições na Assembleia.

– Orçamento

Ainda não tem nome decidido. Era presidida pelo atual líder do Governo Wilson Filho, que foi indicado a permanecer no comando pelo governador João Azevêdo, mas Wilson preferiu passar o posto. O nome mais cotado é Branco Mendes (Podemos).

Popularmente chamada de Comissão de Orçamento, o nome oficial é: Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária.  É uma das comissões mais importantes por tratar do dinheiro público.

A Comissão opina sobre assuntos que envolvem, inclusive, outras Comissões. Decide sobre aumento ou diminuição da receita pública, sobre a atividade financeira do Estado, a fixação de subsídios e ajuda de custo a deputados, governador e vice-governador; sobre o projeto de lei orçamentária, incluindo o Orçamento Anual. Além de inúmeras outras questões que envolvam o orçamento do estado.

Mesa Diretora

Presidente: Adriano Galdino (PSB)
1º Vice-presidente: Tião Gomes (Avante)
2º Vice-presidente: Tovar Correia Lima (PSDB)
3º Vice-presidente: Felipe Leitão (Avante)
4º Vice-presidente: Galego de Souza (PP)
1º Secretário: João Gonçalves (Podemos)
2º Secretário: Bosco Carneiro (Cidadania)
3º Secretário: Drª Paula (PP)
4º Secretário: Anderson Monteiro (PSC)
1º Suplente: Camila Toscano (PSDB)
2º Suplente: Moacir Rodrigues (PSL)
3º Suplente: Caio Roberto (PR)
4º Suplente: Wallber Virgolino (Patriota)

*Com informações de ALPB, Bruno Marinho e Samuel de Brito

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba