em são luís

"QUE BOIOLAGEM ISSO AQUI": Deputados e ativistas pedem ao MP investigação de Bolsonaro por declaração homofóbica

Presidente chamou maranhense de 'boiola' em razão de guaraná cor-de-rosa. Deputados do PSOL e militantes LGBTI+ fizeram representação na Procuradoria dos Direitos do Cidadão.

Um grupo de deputados do PSOL e de ativistas de direitos humanos e da causa LGBTI+ ingressou nesta sexta-feira (30) com uma representação contra o presidente Jair Bolsonaro na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão em razão da declaração de caráter homofóbico que ele proferiu na véspera no Maranhão.

O comentário homofóbico foi feito nesta quinta-feira (30) durante visita do presidente a São Luís. Ao tomar o guaraná Jesus, uma bebida cor-de-rosa, tradicional do estado e um símbolo local, Bolsonaro disse:

“Agora virei boiola, igual maranhense, é isso? [risos] O guaraná cor-de-rosa do Maranhão aí, quem toma esse guaraná vira maranhense [risos]. Guaraná cor-de-rosa no Maranhão, que boiolagem isso aqui.”

A declaração gerou reações do governador Flávio Dino (PCdoB), da bancada de deputados do Maranhão e de partidos políticos.

Na representação, o grupo pede ao procurador Carlos Alberto Vilhena, do Ministério Público Federal, a investigação do caso e a tomada de providências por suposto crime de responsabilidade.

De acordo com a representação, a atitude de Bolsonaro “fere os limites da liberdade de expressão e incentiva o ódio, o preconceito e a discriminação contra os homossexuais e toda a comunidade LGBTI+”.

“Em termos de extensão do dano, lembre-se que o Representado é o Presidente da República, tendo assim utilizado seu cargo e sua voz para propagar verdadeiro discurso inferiorizante (racista), neste caso, contra os homossexuais e contra o povo do estado do Maranhão”, argumentaram os parlamentares e ativistas.

Desculpas
Na noite desta quinta (29), em uma transmissão ao vivo por uma rede social, Bolsonaro pediu desculpas.

“Pessoal, fiz uma brincadeira. Se alguém se ofendeu, me desculpa aí, tá certo, do Guaraná Jesus, tendo em vista a cor dele, cor-de-rosa, tá certo? […] Estou com a camisa do Sampaio Corrêa, em homenagem ao estado do Maranhão, onde fui tratado de forma muito carinhosa, estou muito feliz, estou emocionado, mando um abraço a todos os maranhenses”, declarou.

Fonte: G1
Créditos: G1