REVIRAVOLTA

PV rompe com João Campos em Recife e acusa PSB de “deslealdade”

Após a primeira pesquisa Ibope do segundo turno para a prefeitura Recife (PE) apontar que Marília Arraes (PT) aparece, pela primeira vez, na frente de João Campos (PSB) nas intenções de voto.

Após a primeira pesquisa Ibope do segundo turno para a prefeitura Recife (PE) apontar que Marília Arraes (PT) aparece, pela primeira vez, na frente de João Campos (PSB) nas intenções de voto, a candidatura do PSB sofreu mais um revés na noite desta quarta-feira (18): a direção do Partido Verde (PV) em Pernambuco, após reunião, decidiu romper com a coligação de Campos, acusando seu partido de “deslealdade”.

O PV compunha, no primeiro turno, a coligação “Frente Popular”, encabeçada por Campos e pelo PSB e que contava com o apoio de partidos de diferentes espectros políticos:  PCdoB, MDB, PSD, Rede, PROS, Avante, Republicanos, PP, Solidariedade e PDT.

Na nota em que anuncia o rompimento com a coligação, o PV de Pernambuco afirma que o PSB foi desleal com a chapa de vereadores em Recife, “sentida pelo estimulo à desistência de vários candidatos a vereadores e vereadoras, pela ausência de apoio político aos postulantes, levando à desidratação da nossa chapa e prejuízo no desempenho eleitoral”.

Ao todo, o PV lançou 34 candidatos à câmara municipal da capital pernambucana, mas nenhum foi eleito.

Apesar de decidir sair da coligação, o PV não declarou, automaticamente, apoio à adversária de João Campos, Marília Arraes. Ao Jornal do Commercio, o presidente do diretório estadual da sigla,  Jorge Carreiro, afirmou que esta possibilidade está em aberto. “O que nós fizemos foi o rompimento político com relação a deslealdade do PSB conosco. Esse próximo passo (apoio à Marília), a gente vai discutir se a candidata Marília tiver interesse em discutir com o PV o apoio da legenda, a direção do partido leva a o debate para lá”, declarou.

Apesar de a direção estadual do PV não ter decidido sobre um apoio à candidatura petista, uma ala da sigla, liderada pelo vice-presidente do partido em Pernambuco, Vicente Roque, já o fez através de nota oficial.

João Campos, por sua vez, não se manifestou sobre a decisão da legenda até então aliada.

Confira, abaixo, a íntegra da nota em que o PV anuncia rompimento com o PSB e também a nota em que a ala do partido liderada por Roque declara apoio a Marília.

Rompimento

O PV Pernambuco, em reunião realizada na sua sede, às 17h desta quarta-feira (18), decidiu pela unanimidade do seu diretório, presente à reunião e abaixo subscritos, pelo rompimento político com o PSB na eleição do Recife, tendo em vista a deslealdade do PSB com a chapa de vereadores do PV em Recife, sentida pelo estimulo à desistência de vários candidatos a vereadores e vereadoras, pela ausência de apoio político aos postulantes, levando à desidratação da nossa chapa e prejuízo no desempenho eleitoral, tendo como consequência o não atingimento da meta de eleição de um representante verde no legislativo recifense.

Recife 18 de novembro de 2020.

Jorge Carreiro – Presidente PV PE
Edinaldo Pontes – Presidente PV Recife e Secretário de Assuntos Jurídicos PE
Josemário Lucena – Secretário de Organização PE
George Barbosa – Secretário de Finanças PE
Mariângela Borba – Secretária de Comunicação PE
Marciana Dias – Secretária de Administração PE
Valderluce Araújo – Secretária de Assuntos Político s PE
Adson Serafim – Relações Instutucionais
Erdras Aguiar – Membro Diretório PE

Apoio a Marília Arraes

À Senhora Marília Arraes,

Candidata a prefeita da Cidade do Recife pelo Partido dos Trabalhadores, 2020

Prezada candidata,

Em nome de uma parcela expressiva de membros do PV, incluindo candidatos(as) a vereador(a) e militantes históricos do partido, expressamos nosso apoio à sua candidatura nesse segundo turno das eleições municipais de 2020.

Entendemos que a sua proposta administrativa e o seu plano de governo para a Cidade do Recife são os que melhor se coadunam às nossas propostas, que contemplam inclusão social, eficiência econômica, estímulo ao empreendedorismo, equiparação de gênero, direitos humanos e proteção ambiental.

Adicionalmente, expressamos nossa satisfação com a possibilidade de termos uma mulher no comando da prefeitura. A participação da mulher na política é um dos pilares de nossa ideologia verde.

Sem mais,
Assinamos,

Recife, 18 de novembro de 2020.

Vicente Roque, vice-presidente estadual do PV em Pernambuco

Jacques Ribemboim, vice-presidente municipal do PV no Recife (licenciado)

 

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: REVISTA FÓRUM