Deputado Polêmico

PT pedirá cassação de Kim Kataguiri por fala sobre nazismo

A bancada federal do PT levará ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados uma representação contra o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), que afirmou que a Alemanha errou ao criminalizar o nazismo.

Foto: Reprodução da Internet

 

A bancada federal do PT levará ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados uma representação contra o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), que afirmou que a Alemanha errou ao criminalizar o nazismo. O líder do PT na Casa, Reginaldo Lopes (MG), afirmou à coluna que a peça será apresentada nesta quarta-feira e vai pedir a cassação do mandato de Kim Kataguiri por quebra de decoro parlamentar.

— Entendo que devemos tratar as questões parlamentares no âmbito do Congresso. O deputado Kim Kataguiri cometeu um crime, pois, se ele é contra a criminalização do nazismo, ele é a favor da liberação. É uma tese simples. A legislação brasileira trata o nazismo como crime — disse Reginaldo Lopes à coluna.

Na sua participação no podcast Flow, Kim Kataguiri discordou na criminalização do nazismo na Alemanha depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

— O que eu defendo que acredito que o Monark também defenda, é que, por mais absurdo, idiota, antidemocrático, bizarro, tosco que o sujeito defenda, isso não deve ser crime — afirmou Kataguiri. — Porque a melhor maneira de você reprimir uma ideia é […] é você dando luz naquela ideia, para ela seja rechaçada socialmente e então socialmente rejeitada — emendou Kataguiri.

No mesmo programa, o apresentador Bruno Aiub, o Monark, afirmou que “o nazista tinha que ter o partido nazista reconhecido pela lei” e disse: “A questão é: se o cara quiser ser um anti-judeu ele tinha que ter direito de ser”.

Fonte: O Globo
Créditos: Polêmica Paraíba