Eleições 2022

PT freia pré-candidatura de Charliton Machado ao Senado: "Isso só vai ser aberto no próximo ano"

Em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, nesta quinta-feira (16), o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, Jackson Macêdo, tratou de frear a pré-candidatura de Charliton Machado (PT) ao Senado Federal em 2022.

Segundo o dirigente, o partido deve seguir as regras do ordenamento jurídico da sigla, e Charliton e seu grupo estariam se antecipando a essas regras. Charliton é pertencente ao grupo contrário à filiação do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) ao PT, que tem dado indicativos que quer disputar uma vaga no Senado no próximo ano, já filiado ao Partido dos Trabalhadores, mesmo estando inelegível a preço de hoje.

“O PT não abriu o calendário de discussão da tática eleitoral. O PT tem um calendário próprio, que é montado em todas as eleições, todos os dirigentes sabem disso. É um calendário que é apresentado às instâncias estaduais pela direção nacional para que as estaduais apresentem a tática eleitoral em discussão no estado”, explicou.

“Nesse calendário, está previsto o prazo para inscrições de pré-candidatos a deputado estadual, federal, governador, senador, vice-governador e isso sequer foi aberto dentro do PT ainda. Isso só vai ser aberto no próximo ano”, prosseguiu.

O professor Charliton Machado anunciou a sua pré-candidatura ao Senado Federal pelo PT na última segunda-feira (13). A atitude não agradou a ala favorável à volta de Ricardo à legenda, fato que deve ser consumado nas próximas semanas. Jackson Macêdo faz parte desse grupo. Ele afirmou que a “discussão” entre quem o partido deverá lançar candidato, entre Charliton e Ricardo, deverá acontecer apenas no próximo ano, inclusive com participação da direção nacional, que apoia Coutinho.

“Essa discussão vai ter que acontecer. O PT vai ter que decidir essas questões, se vai ter candidato a senador, a governador. Mas eu repito, tudo isso vai ser discutido no encontro de definição de tática eleitoral. Quando esse calendário for aberto qualquer filiado pode se inscrever e apresentar seu nome, que vai para avaliação de um conjunto de delegados e finalmente da direção nacional. Quem dá a palavra final é a direção nacional”, falou.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba