Eleições 2020

PSOL-PB protesta contra regras da Globo para debate de candidatos

O presidente estadual do PSOL-Partido do Socialismo e Liberdade, Tárcio Teixeira, divulgou nota protestando contra regras restritivas adotadas pela TV Globo e recomendadas a suas afiliadas em Capitais para a promoção de debates entre candidatos a prefeitos nas eleições de 15 de novembro. A emissora vem lutando por um acordo para que os debates no primeiro turno contem com a participação de apenas quatro candidatos, sorteados entre os que estiverem com melhores resultados em pesquisas de intenção de voto de institutos de opinião pública. A alegação é de necessidade do respeito a protocolos sanitários de distanciamento social em virtude da pandemia do coronavírus. Em João Pessoa, a TV Cabo Branco, no “Bom dia, Paraíba” de hoje admitiu que tentará seguir a regra se houver consenso.

Ao comentar carta da Rede Globo sobre as eleições de 2020, Tárcio Teixeira, pré-candidato a vereador em João Pessoa, informou que vai sugerir ao diretório estadual do PSOL, como presidente, que não aceite nenhum tipo de acordo que limite a democracia,desrespeite os limites da lei e retire do povo do nosso Estado o direito de conhecer todos os candidatos e candidatas que se apresentam no processo eleitoral. “Considero um absurdo que candidatos/as fora da obrigatoriedade legal sejam cortados/as, como fizeram em 2016 com Víctor Hugo, candidato do PSOL em João Pessoa”. Tárcio diz que mais absurdo ainda é a Rede Globo sugerir que nem o limite legal seja respeitado.

E indaga: “Em que a Rede Globo é melhor que as outras emissoras que estão com debates agendados ou já realizaram debates? Entendo que ao invés de sugerir o descumprimento da lei, a emissora deveria buscar construir regras e estrutura que fortaleçam a democracia e protejam os candidatos, candidatas e trabalhadores e trabalhadoras da TV, a exemplo do que vem fazendo a TV Manaíra, que garantirá o distanciamento social, inseriu a obrigatoriedade do uso de máscara durante o debate e reduziu o número de assessores/as por candidatos/as. Por fim, entendo que outra alternativa é realizar, além das medidas tomadas pela TV Manaíra para respeitar a vida e a democracia, o debate em espaço aberto, como a própria Rede Globo já realizou eventos não eleitorais em outras oportunidades, como entidades representativas de classe, de poderio econômico muito inferior, já fizeram em outras eleições”.

Tárcio Teixeira finaliza adiantando: “A democracia deve prevalecer”. O PSOL participa do processo eleitoral à prefeitura em João Pessoa com a candidatura própria de Pablo Honorato, homologada em convenção.

Fonte: Os Guedes
Créditos: Polêmica Paraíba