Bastidores

PSL E DEM: Com fusão, Julian Lemos deve presidir nova legenda na Paraíba; procurado, parlamentar ainda não confirma: "Na política tudo pode mudar"

Deve acontecer, nesta terça-feira (21), a oficialização da fusão entre o Partido Social Liberal (PSL) e o Democratas (DEM). Seguindo uma tendência nacional, a expectativa é que o deputado federal paraibano Julian Lemos (PSL) assuma a presidência estadual da nova agremiação. Procurado pelo Polêmica Paraíba, Julian desconversou, mas se demonstrou novamente favorável à união.

O novo partido ainda não tem nome e número definidos. O que está praticamente selado, no entanto, é que o atual presidente nacional do PSL, deputado federal Luciano Bivar (PE), assumirá a presidência nacional da nova agremiação, enquanto que ACM Neto, atual presidente nacional do DEM, ficará com a secretaria-geral da sigla.

Essa configuração fez com que aumentassem as especulações sobre como se dará a diretoria estadual do novo partido na Paraíba. Ao que tudo indica, o atual presidente estadual do PSL e primeiro vice-presidente nacional da sigla, deputado federal Julian Lemos, assumirá a presidência estadual do novo partido.

Procurado pela redação do Polêmica Paraíba para comentar a possibilidade, Julian desconversou e preferiu aguardar a confirmação oficial da união para então falar sobre.

“Eu particularmente só irei comentar a respeito quando a fusão ela for realmente efetivada. Na política tudo pode mudar, então não vou me antecipar. Vou esperar que as coisas aconteçam”, respondeu.

A nova legenda passará a ter a maior bancada na Câmara dos Deputados, com 81 deputados, sendo 53 do PSL e 28 do DEM. Já no Senado, a bancada será composta por sete senadores. Além disso, passará a ter o maior tempo de propaganda eleitoral paras as eleições e mais fundo partidário e eleitoral.

A nível local, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o novo partido passará a ter dois deputados, ambos oriundos do PSL: Cabo Gilberto e Moacir Rodrigues. Na bancada federal, também dois deputados, desta vez um de cada partido: o próprio Julian e o deputado federal Efraim Filho.

Apoio a Efraim Filho

Lemos também teceu elogios ao futuro companheiro de partido, deputado federal Efraim Filho (DEM). Julian afirmou que ambos têm dialogado positivamente sobre a iminente fusão, sem qualquer resistência de ambos para que ocorra, e já afirmou que irá trabalhar para a eleição de Efraim ao Senado Federal em 2022.

“Efraim se torna o candidato natural da legenda e se depender de mim, vou trabalhar para que seja [eleito]”, disse. Já Julian irá concorrer à reeleição para a Câmara dos Deputados.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba