Federação Partidária

PSB e PT marcam encontro para aparar arestas após troca de farpas

Os presidentes do PT e do PSB terão nova reunião nesta semana, em Brasília, para tentar dirimir divergências e avançar nas negociações em torno de uma federação partidária.

Foto: Reprodução da Internet

 

Os presidentes do PT e do PSB terão nova reunião nesta semana, em Brasília, para tentar dirimir divergências e avançar nas negociações em torno de uma federação partidária.

A reunião contará ainda com as presenças de lideranças do PV e do PCdoB, que também negociam a formação de uma federação partidária de esquerda mais ampla.

O encontro está marcado para a próxima quinta-feira (10/2) e será o primeiro após a troca de farpas entre dirigentes petistas e pessebistas no último fim de semana.

Em entrevista à Folha de S. Paulo no sábado (5/2), o presidente do PSB, Carlos Siqueira, afirmou que a federação entre as siglas não seria aprovada nos atuais termos do debate.

Caciques do PT rebateram e disseram ter recebido com indignação as reclamações de Siqueira, o qual estaria entrando “num terreno perigoso”, na avaliação dos petistas.

Lideranças do PT argumentam que a legenda não tem problema em fazer uma federação menor, sem o PSB. E especulam que pode haver uma debandada pessebista, caso a sigla não esteja ao lado de Lula.

A avaliação entre petistas é que Siqueira “joga duro” com o PT, com objetivo de mostrar serviço devido à sua tentativa de se reeleger presidente do PSB.

Uma ala da legenda, capitaneada pelo atual prefeito do Recife, João Campos, vem surgindo como alternativa ao atual presidente do partido.

Lideranças do PT dizem que a sigla não tem a mesma postura do presidente do PSB. Lembram que os petistas já toparam abrir mão da candidatura do senador Humberto Costa (PT-PE) ao governo de Pernambuco.

Também ressaltam que o PT apoiará a reeleição de Renato Casagrande ao governo do Espírito Santo, mesmo sem ter garantido o palanque para Lula no estado.

Fonte: IG
Créditos: Polêmica Paraíba