NOVO PARTIDO

Próximo de deixar o DEM, Maia recebe convite de Doria para se filiar ao PSDB

Segundo João Doria, o ex-presidente da Câmara está decidido a deixar o Democratas, partido que ele já comandou entre os anos de 2007 e 2011.

 

João Doria (PSDB), governador de São Paulo, confirmou nesta segunda-feira, 8, o convite feito ao ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), para se filiar ao PSDB. Após eleição na Câmara dos Deputados, Maia criticou atuação da cúpula do DEM e deve se desfiliar do partido.

Os dois se reuniram na noite deste domingo, 7, em São Paulo, na casa do governador paulista, onde Doria fez o convite também para o vice-governador do estado, Rodrigo Garcia, a deixar o Democratas e se juntar ao projeto tucano.

“Será uma honra para o PSDB ter o Rodrigo Maia e Rodrigo Garcia nas fileiras do PSDB, dadas as circunstancias atuais do partido que eles ajudaram a formar a fundar e a fortalecer. Mas não me cabe aqui as razões que levaram ambos a deixar o DEM, mas ficaremos todos felizes se ambos puderem considerar a hipótese de se filiar ao PSDB”, afirmou Doria nesta segunda.

Além do PSDB, os partidos PSL e Cidadania também já anunciaram convite para a filiação de Rodrigo Maia, mas ele ainda analisa as propostas.

Segundo João Doria, o ex-presidente da Câmara está decidido a deixar o Democratas, partido que ele já comandou entre os anos de 2007 e 2011.

“Ontem, recebendo a visita do deputado Rodrigo Maia na minha residência, eu o convidei para integrar o PSDB. Ele vai analisar, não é uma decisão que vai tomar em imediato, mas vai analisar. O que ficou claro para mim é que ele deixará o DEM, o partido do qual já foi presidente. Diante dessa manifestação pública dele, o convidei para integrar o PSDB. Nos próximos dias ou próximas semanas termos a resposta de Rodrigo Maia”, disse o governador de São Paulo.

Saída do DEM
Maia começou a se movimentar para deixar o DEM depois de divergências com a cúpula da legenda durante a disputa pela eleição da Câmara dos Deputados, vencida por Arthur Lira (PP-AL). O ex-presidente apoiava a candidatura de Baleia Rossi (MDB), mas o DEM não fechou acordo em torno da candidatura do aliado de Maia, optando pela neutralidade, o que contribuiu para a derrota de Rossi.

Em entrevista ao jornal “Valor Econômico” nesta segunda, 8, Maia afirmou que o presidente nacional do DEM, ACM Neto, prefeito de Salvador, “entregou nossa cabeça numa bandeja para o Palácio do Planalto”, numa referência à movimentação do presidente do DEM em favor da neutralidade da sigla na disputa pela presidência da Câmara.

Em entrevista ao blog de Julia Duailibi, no G1, ACM neto afirmou que Maia ‘procura culpados por erros que ele cometeu’, ao anunciar que está deixando a legenda.

“Ele [Maia] está sendo péssimo perdedor e está saindo menor do que entrou. Deixou o poder subir à cabeça”, afirmou ACM Neto. “Na verdade, ele sempre teve um candidato a presidente da Câmara, que era ele mesmo, Rodrigo Maia”, afirmou o presidente nacional do DEM.

A janela partidária, que permite a troca de partido sem que se corra o risco de perder a legenda, só será aberta em 2021. Até lá, a tendência é Maia pedir a desfiliação do DEM e ficar sem partido, segundo o blog de Julia Duailibi.

Fonte: G1
Créditos: Polêmica Paraíba